domingo, 9 de fevereiro de 2014

Um grande mestre e aliado se vai


Faleceu no dia 30 de janeiro o padre João Batista Libânio, SJ, mestre e doutor em Teologia e teólogo da libertação. Sua obra lhe rendeu uma legião de admiradores dentro de fora da Companhia de Jesus, dos quais alguns criaram o site http://jblibanio.com.br, reunindo importantes materiais do teólogo, conforme nota publicada no jornal O Globo. Sua morte foi lamentada pelo Papa Francisco, segundo quem "Libânio fez muito bem à Igreja e à Vida Consagrada” (aqui) Leonardo Boff referiu-se a ele como seu "amigo-irmão", que "morreu de pé, vela acesa" (aqui).
 
Professor de Teologia no Instituto Santo Inácio de Belo Horizonte, o Pe. Libânio teve entre seus alunos alguns importantes aliados nossos aqui no Brasil, como, por exemplo, James Alison. Embora durante um bom tempo tivesse mantido as concepções dominantes da doutrina católica em relação aos homossexuais, com a convivência ele se abriu a novas perspectivas, a ponto de ter escrito o prefácio do livro do Pe. Alison sobre a relação entre LGBTs e Igreja, "Fé além do ressentimento", que reproduzimos na íntegra aqui e da qual selecionamos alguns trechos a seguir.

Um grande teólogo, sem dúvida. Fará imensa falta. Que possa seguir intercedendo por nós junto ao Pai, e que sirva de inspiração a outros para seguirem seus passos pelos caminhos que abriu.



(...) Evita gerar no leitor extremos do sentimento de rejeição da condição gay ou de compaixão pela vítima ou de revolta contra o sistema social ou contra a máquina eclesiástica. Atravessam-lhe a obra transparência e honestidade do relato. Em qualquer situação existencial, gay ou não, o leitor se toca. A pessoa gay certamente encontra uma palavra de libertação, não pela via barata da contestação, mas por honesto processo reestruturante interno, baseado fundamentalmente na ação criativa e bondosa de Deus e apoiado por inúmeras passagens da Escritura feita em voz gay.

(...) Não se trata de fazer das pessoas gays vítimas e cerrar fileiras ao seu lado contra o aparato eclesiástico, nem também de posicionar-se como defensor deste em nome da lei e da norma, sem alcançar o espírito íntimo do cristianismo.

(...) Ressentimento não se supera com luta, com batalhas contra ou em defesa de alguma posição julgada errada tanto pelos que rejeitam o mundo homossexual quanto pelos que o defendem. Não vai por aí. Mesmo o mais intransigente inquisidor se sente tocado e questionado pelo livro. Solapa-lhe a base inquisitorial.

(...) A libertação vem da dupla experiência de sentir-se filho amado de Deus e de poder dizer “nós” numa comunidade de irmãos em Igreja, sinal de um Reino apenas imaginável.

O discurso eclesiástico, que considera algum grupo de pessoa como “os outros”, separando-os do corpo eclesial, gera vítimas. Deus criador de todos, a quem ama incondicionalmente e que nos fala como a irmãos em seu Filho Jesus, refuga os mecanismos geradores da exclusão em nome da inclusão querida por ele.

(...) A verdadeira natureza de Deus se descobre não por meio da verticalidade de uma paternidade que se impõe, mas pela horizontalidade de uma fraternidade que se vive. Essa ideia volta sob muitos aspectos como fundamental da leitura cristã de Deus.

(...) No decorrer do livro, o leitor detecta como muitas atitudes e escritos eclesiásticos não respondem a gestos, palavras e atitudes de Jesus. Alison o mostra por fidelidade à mensagem evangélica e não em nome de algum confronto. Um dos pontos fundamentais dessa obra consistiu em pensar teologicamente em voz gay, sem ressentimento nem proselitismo, mas de maneira serena, fina e profunda. Se há algo duro, não vem do discurso, mas da própria objetividade da realidade.

(...) A todo o texto preside a convicção vivida de que o amor de Deus excede a todo desenho humano e não há diferença que esteja fora do longo e amoroso olhar de Deus.


Leia o prefácio do Pe. Libânio para o livro "Fé além do ressentimento" na íntegra aqui.

(Com as preciosas colaborações de Lula Ramires e Cristiana Coimbra, da Pastoral da Diversidade/SP)





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...