domingo, 2 de fevereiro de 2014

"Amor à vida": um beijo pelo sonho

O beijo de Félix e Niko na novela da Globo (veja aqui; bastidores da cena aqui) e a cena final de reconciliação do pai homofóbico e seu filho gay, são uma grande vitória. Como mostrou o Jornal Nacional sábado à noite (assista aqui), e como postou nosso querido amigo Murilo Araújo no Facebook, esse beijo foi pedido, aguardado e comemorado pelas pessoas de norte a sul no Brasil. É um grande passo. Demos graças a Deus.

"Estou muito, muito feliz. Alguém comentou no twitter agora há pouco, e acho pertinente a reflexão: há 16 anos, um casal de lésbicas estava sendo explodido em Torre de Babel, por rejeição do público. Hoje, tivemos um beijo entre dois homens, na cena final... e um beijo desejado, esperado, comemorado com gritos aqui em casa e em toda a vizinhança. Para além do beijo em si, acho que Amor à Vida conseguiu prestar um bom serviço com a história que foi contada durante estas últimas semanas, cheia de doçura, carinho e sinceridade - com direito até à presença de um pai homofóbico, que se mostrou um grande babaca derrotado (mas que, no fim, conseguiu entender e acolher os gestos de amor do filho). Félix e Niko eram mais um casal, como todos os outros da novela (e até mais legal do que os outros da novela). Uma afetividade possível, mostrada de um jeito que nunca vimos antes na teledramaturgia brasileira.

Ainda há muito, muito a conquistar. Ainda precisamos conquistar o direito de beijar nas ruas, nas praças, andar de mãos dadas... Ainda precisamos conquistar o direito a ser quem quiser, o que quiser, e o direito de não ser nada se não quiser também... mas digo sempre que toda violência começa na invisibilidade, e se a gente conseguir dar um passo em direção à mudança disso, já é motivo pra comemorar. Ainda que numa emissora conservadora como a Globo, que não vai assumir uma luta real pelo direito das pessoas LGBT - essa parte, fica por nossa conta." (Murilo Araújo, no Facebook)


"Ainda vivemos num país homofóbico, infelizmente. Mas eu seria injusto em não afirmar que muita coisa mudou. Há oito anos, quando eu me assumi pra minha mãe, eu nunca imaginaria ver na novela das nove o que eu vi em “Amor à Vida”. O afeto, o carinho, os dramas de um casal gay de uma forma tão nua, tão crua. Um contato físico mais próximo, não aquela coisa fria e forçada como em “América” ou “Paraíso Tropical”, por exemplo. Pela primeira vez, nós fomos os protagonistas. Eu vi Félix e Niko como todo casal é, com os seus altos e baixos, com os seus sonhos anotados na porta da geladeira. O beijo foi só um pedaço disso tudo.

A cena final [assista aqui], quando Félix, apesar de todas as bengaladas, xingamentos e patadas, ainda demonstrava vontade em fazer parte da vida do pai, é o que merece a minha ovação. Enfim, foi aceito. Não porque o orgulho de César estava ferido, mas porque ele percebeu que, independente da orientação afetiva do filho, ele estava lá por ele. Assim como nós, gays, estamos aqui pelo Brasil, mesmo com todo o desprezo que ainda somos tratados." (André Pacheco, no Vestiário, publicou aqui)

"Quem fez esse beijo existir não foram os gays, lésbicas, mas, sim, o povo brasileiro, que manifestou torcida, mandou cartas para a Globo. Isso é uma emoção." (Carlos Tufvesson, militante dos direitos humanos e responsável pela Coordenador Especial de Diversidade Sexual do Rio, aqui)

"É um pequeno passo na dramaturgia, mas um grande passo na sociedade." (Mateus Solano, intérprete de Félix, aqui)


E, para assinalar a importância desse beijo com um dos muitos relatos de casos reais que já vimos desde ontem, reproduzimos abaixo esse relato emocionante, publicado no Facebook pela página Cartazes & Tirinhas LGBT, a partir da coluna da Majú Giorgi no iG (vale a leitura, aqui):

(Clique na imagem para ampliar)

Porque tornar-se visível, amigos, é o princípio da libertação.

(Leia mais sobre a repercussão do beijo e a nota divulgada pela Globo aqui)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...