domingo, 5 de janeiro de 2014

Faleceu o Pe. Robert Nugent, sacerdote fundador do grupo católico LGBT “New Ways Ministry”


É com pesar, mas gratos por ter-lhe sido dado repousar e confiantes na promessa da Ressurreição, que compartilhamos a nota de falecimento do Pe. Robert Nugent, inspirado pioneiro da luta pela inclusão dos LGBTs a Igreja Católica. Que sua alma descanse em paz e ele siga intercedendo por nós junto ao Pai Amoroso.

Faleceu o Pe. Robert Nugent, SDS, fervoroso defensor dos gays e lésbicas católicos. Nugent ficou conhecido como um dos fundadores do New Ways Ministry, organização que trabalha com gays e lésbicas católicos.

O blog do New Ways Ministry divulgou a notícia de seu falecimento, ocorrido em 1º de janeiro de 2014 em Milwaukee, Wisconsin. Havia três meses, ele sofria de câncer no cérebro.

Francis DeBernardo, diretor executivo do New Ways Ministry, assim refletiu sobre o impacto da vida do Pe. Nugent:

"Enquanto alguns poucos sacerdotes limitam-se a falar aos sussurros sobre a homossexualidade, o Pe. Nugent se reunia com lésbicas e gays e os incentivava a reivindicar seu lugar de direito na Igreja Católica. Em um tempo de intensa homofobia na Igreja e na sociedade, manifestou uma rara coragem e presciência de ao acolher e afirmar a bondade de Deus para com seus filhos gays e lésbicas."

O trabalho de Nugent nem sempre foi apreciado pelo Vaticano, que, em 1999, proibiu-o de continuar escrevendo e falando sobre a homossexualidade. Ele obedeceu a determinação por lealdade a seu voto de obediência, e permaneceu sacerdote.

O Rev. James Martin, SJ, diretor da revista católica América, comentou:

"Sempre admirei o trabalho pioneiro de Padre Nugent junto aos gays e lésbicas católicos; em parceria com a irmã Jeannine Gramick, Pe. Nugent ajudou muitos milhares de pessoas a se sentirem mais bem-vindas em sua igreja. Mas eu admirava também sua fidelidade ao seu voto de obediência. Em um momento difícil, o Padre Nugent soube equilibrar-se entre a justiça e a fidelidade com enorme graça e confiança em Deus. Todos os católicos - não apenas gays e lésbicas - têm para com ele uma dívida de gratidão. Que ele descanse em paz.

Fonte

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...