domingo, 1 de dezembro de 2013

Onde estão os seus grandes problemas?


Parece que somos ótimos em tranquilizar os outros, mas especialmente incapazes de tranquilizarmos a nós mesmos quando surgem situações controversas na vida, não é verdade? O povo costuma dizer que “notícia ruim é que dá audiência”, e a gente afirma que acha isso péssimo, mas será que na nossa vida privada eu e você também não estamos dando ibope só para o que é negativo?
Acho que, desde que a gente ganhou maturidade, entrou na defensiva contra tudo e contra todos. Se tivermos a coragem de ser sinceros, vamos confirmar que estamos sempre armados. Já faz parte da nossa prática estar em constante preparação para o pior, porque, aí, se o melhor vier, vai ser lucro. E o mais tenebroso é que, muitas vezes, a gente se prepara para esse suposto pior e, mesmo assim, acaba sempre sofrendo muito. Sem contar com as situações em que a vida nos apresenta surpresas desagradáveis... Mas o que é o tal “pior” mesmo? Já reparou que quase sempre ele é fruto apenas da sua imaginação, que teme o que está por vir, e nem acontece?
Pensando nisso, preciso te perguntar: por que diante do inesperado ou do que é doloroso, você se desespera? Por que você deixa essa sensação tomar vulto dentro de você? Por que até antecipa o sofrimento? O trecho da Oração da Paz, popularmente conhecida como Oração de São Francisco, que nos ajuda a refletir nesta semana, é um clamor a Deus que diz algo a esse respeito: “Onde houver desespero que eu leve a esperança”
É assustador levar a vida com tanto pessimismo! Já se deu conta? Se há uma crise financeira no trabalho, você sabe que pode haver cortes, e pensa logo que o demitido será você. Se faz inscrição para participar de um concurso público, já sai dizendo que vai fazer só para ganhar experiência, e não para passar. Se o namorado diz que no próximo final de semana não vai poder aparecer porque tem que estudar, já acha que ele está com outra. Esses são exemplos bobos de situações que encharcamos de pessimismo. Quando surgem as grandes questões, então, tudo fica muito pior!
Mas a verdade é que cada um, pela fé, é capaz de encontrar meios para superar as próprias crises. É preciso encher o coração e a mente de esperança, especialmente quando estivermos mais desesperados. E sabe como se faz isso?
Com a simplicidade da vivência da fé. Pensa aí: onde estão os seus grandes problemas de dez anos atrás? E os de cinco anos atrás? E os de dois anos atrás?
Diga a verdade: não foram superados? E será que você consegue me dizer, em detalhes, como foram superados? Aposto que de muita coisa você nem se lembra mais! Passaram os problemas! Você os superou, porque Deus esteve o tempo todo ao seu lado.
Então, faça como aconselhou Santa Teresa de Ávila: “Nada te perturbe, nada te assuste, tudo passa. Só Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem nada lhe falta. Só Deus basta!”. Tenha paciência e confie. Eu quero lançar fora o pessimismo e o medo, para ser cheio de esperança, por crer no cuidado de Deus. E você, topa o desafio de crer e ser mais otimista?

Padre Omar é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e www.facebook.com/padreomarraposo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...