quarta-feira, 5 de junho de 2013

Humanização e Sentido da Vida



"Em toda sua vida acadêmica, Ratzinger levou a sério os desafios que a modernidade impõe à fé cristã e o seu desejo é 'ajudar a compreender de modo novo a fé como possibilidade de um verdadeiro humanismo no mundo hodierno'.
Toda sua obra está marcada por esta preocupação em conduzir a razão da fé ao coração do debate filosófico-cultural contemporâneo, tentando mostrar a razoabilidade que esta contém, em relação a outras hipóteses de leitura da realidade e do ser humano.
O ser humano contemporâneo vive no mundo secularizado, pós-metafísico, edificado substancialmente sobre a interpretação científico-matemática da realidade; aquilo que parece dotado de valor é unicamente o 'fato', alcançado pelos métodos das ciências naturais e que pode ser, consequentemente, constatável, dominável, transformado pela intervenção humana.
A razão humana passa, assim a estar submetida à razão técnica. Contudo, esta razão moderna 'traz consigo [...] uma questão que transcende a ela juntamente com suas possibilidades metódicas'. No pensamento ratzingeriano, a razão é muito mais vasta do que ela mesmo acredita ser. Sendo uma tarefa do labor acadêmico a redescoberta da vastidão desta razão."

Apresentação do caderno de Resumos do II Simpósio sobre o Pensamento de Joseph Ratzinger: Humanização e Sentido da vida. Realizado em 8 e 9 de novembro de 2012 na Puc-Rio, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...