quinta-feira, 2 de maio de 2013

Excomunhão do Padre Beto - Outras Opiniões - Segunda Parte



"Não acho que o padre tenha tomado atitude adequada. Não quer dizer que gays sejam também excomungados. Não há argumento na orientação sexual para isso. Mas pelo que o então presbítero fez... o seu bispo entendeu que não tinha jeito. Não defendo ao dizer isso que defendo a atitude da Diocese de Bauru. 
Fazemos parte de um corpo místico que pensa diferente, fala diferente, ama de formas diferentes também. Agora, a parábola é clara e calha aqui: somos ovelhas, cuidadas por um pastor. Cada pastor (bispo) conduz seu rebanho de uma maneira própria, mas unido à igreja universal sob o prisma da graça, da fé, do dogma, da teologia, eclesiologia atuais e... tradição também.
Há dioceses bastante gay friendly, outras muito pelo contrário. Não conheço a linha do bispo de Bauru, mas o tiro no pé que o então padre se deu foi exigir que seu bispo se posicionasse. E assim o fez. Não pela matéria debatida, mas pela desobediência do presbítero. Há tantos e tantos outros, como o padre James Elison que atuam claramente por uma igreja acolhedora como Jesus nos ensinou e o Evangelho nos revela. Mas observemos a forma como se dá: foco no amor."

"O Padre Beto me parece ser uma pessoa bem razoável e neste caso uma vítima de homofobia. Eu não acho que ele falou nada demais, concordo que fidelidade é sinônimo de transparência. Ainda que ele como presbítero não pudesse ter dito isso certamente não era motivo para excomunhão assim ipso facto até porque como ele mesmo disse muitos padres pedófilos não foram excomungados. A excomunhão não pode ser usada como uma arma contra a população LGBT nem contra os presbíteros que a defendem. Seremos todos excomungados?"

"A abordagem lamentavelmente sensacionalista que já está virando padrao do Globo, o jeito q o Globo o apresenta, e inclusive com a foto publicada, achei que esse padre (que nao conheço) fica parecendo meio oportunista e meio insano. Na nota do IG, ele parece mais razoável. entre um e outro... vai saber. Esse processo de excomunhao eh longo, tem q ser autorizado pelo Vaticano.... Nao eh assim, o bispo nao vai com a sua cara e tchan, te excomunga. Não é assim que isso funciona?" (Infelizmente neste caso não foi.)

"Particularmente eu não acredito que tenha sido SÓ por esse motivo. Eu diria que tem muito mais caroço nesse angu que não foi divulgado por razões óbvias."

Foto: Hugo Nogueira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...