quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Encontro com Dom Anuar em Maringá




Tendo o bispo se incomodado com a utilização da imagem da Catedral (símbolo da Cidade) no cartaz de divulgação da Parada LGBT de Maringá, os organizadores mudaram a foto e foram se encontrar com o Bispo, para dizer que não se tratava de provocação. Aproveitaram e apresentaram ao Bispo um quadro sobre crimes e as vitimas da homofobia na região. O Bispo mostrou-se profundamente sensibilizado e dispôs-se a realizar um trabalho que juntos chamaram de pastoral da diversidade.

O resultado desta conversa foi que o bispo se interessou muito quando soube que havia um grupo de gays católicos que já fazia um trabalho assim no RJ e convidou-nos para uma conversa em Maringá.

Fui representando o DC e do encontro participaram o pastor Célio Camargo, da ICM (Igreja Cristã Metropolitana, inclusiva), alguns padres convidados pelo bispo e um casal de pastores luteranos que, embora não falassem em nome da Igreja luterana hierárquica, fizeram questão de prestar sua solidariedade pessoal.

O bispo disse que gostaria de levar a ideia da pastoral da diversidade ao encontro dos bispos a que iria no mesmo final de semana. Disse a ele que apreciava a boa intenção, mas que acreditava que sua ideia não seria bem acolhida, por enquanto. Mas que o importante era indicar que havia vozes dissonantes na Igreja que recusam o lugar de anti-gays e o mesmo entre gays, há os que recusam o lugar de anti-igreja e que anseiam por sua realização espiritual, além das naturais expressões de sua afetividade.

O resultado do encontro foi um manifesto conjunto, proposto pelo bispo, após minha argumentação em que todos assinavam a proposta de abalar o antagonismo Igreja-Movimento LGBT.

Aos gays deve ser resguardado o direito de viver sua dimensão espiritual – dentro ou fora da Igreja.

À Igreja deve ser resguardado o direito de exercer o verdadeiro amor cristão inclusivo. Há os que não se sentem confortáveis no papel de antagônicos aos gays - de disseminar preconceito ou de fornecer justificativa a atos de homofobia.

Arnaldo Adnet do Diversidade Católica

Foto: Encontro de Arnaldo Adnet do Diversidade Católica com Dom Anuar , Diácono João Luiz, Padre Rildo, Luiz Modesto, Maria Newnum , Steve Newnum e Pastor Célio Camargo da ICM Maringá no dia 18 de maio de 2012 em Maringá.

Um comentário:

Artur disse...

o sr bispo ouviu o Apostolado coragem ?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...