terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Vigiai! – 1º Domingo do Advento




Chegamos a dezembro e já perdi as contas de quantas pessoas eu vi manifestando o desejo de que 2012 acabe e chegue logo 2013. É engraçado esse movimento repetido a cada ano, embora muitas vezes nos esqueçamos disso. Anos difíceis sempre os teremos porque os dias nos trazem surpresas nem sempre boas. O que fazer, então, diante desse sentimento de alívio, como se a virada do ano fosse realizar a mágica de todos os males se afastarem de nós?

Leio, então, o evangelho deste 1º Domingo do Advento, narrado por Lucas:
25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. 26Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. 27Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. 28Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação. 34Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso. 35Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra. 36Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem. - Palavra da salvação. (Lc 21, 25-28.34-36)

Creio que se olharmos para os meses que se passaram, saberemos encontrar todos os assustadores sinais de que nos fala o evangelista por meio de uma forma figurada. Pergunto então: conseguiríamos também encontrar sinais da presença do Filho do Homem entre nós durante esse mesmo período? Velamos o suficiente sobre nós mesmos?

Jesus nunca nos prometeu tranquilidade, mas nos é fiel sempre. Pede, portanto, que vigiemos e oremos, ou, em outras palavras, que nos mantenhamos atentos e em constante discernimento sobre os acontecimentos diários para que neles encontremos os milagres que nos chamam à Vida verdadeira.

Estamos nos aproximando de Belém, para receber o Menino que o Natal nos trará novamente. A cidade pequena, perdida no meio do nada, berço do maior acontecimento que a humanidade já viu, nos convida a olhar a vida com olhos vigilantes e orantes, prontos para fazer acontecer o renascimento através daquilo que é simples e pequeno.




Autor: Gilda Carvalho

Fonte: amaivos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...