sábado, 7 de abril de 2012

A Sexta-feira Boa*


O que há de 'bom' num dia em que um homem inocente e bom é condenado por uma acusação inventada, traído e desertado por seus amigos, rejeitado por aqueles a quem falou a verdade, torturado física e mentalmente, crucificado e morto?

A primeira veia de bondade está em seu caminho de aceitação. Quando coisas ruins acontecem, podemos tentar negá-las ou elas podem nos tornar pessoas amargas e odiosas em busca de vingança. No caso dele isso claramente não aconteceu. Que profundo poço de bondade e amor em si mesmo ele escavou para encontrar-se com seus opressores no perdão e para abraçar o que aconteceu com uma equanimidade de alma que transformou o mal feito a ele em bem para os outros?

"Só Deus é bom", disse ele uma vez ao jovem rico que buscava a vida eterna mas ainda se encontrava preso na armadilha de suas posses.

A outra veia de bondade nos eventos de hoje [ontem] é o efeito transformador que eles têm sobre outros. Isso começou no momento histórico em que esses eventos ocorreram e continua, certamente continua acumulando seu efeito. Através do que aconteceu hoje uma nova consciência adentrou o reino humano e começou a minar as raízes mesmas da escuridão na alma humana, que nos leva a fazer coisas tão desumanas uns com os outros, esquecendo-nos de quem somos e esquecendo que o poço do ser divino tem sua fonte em cada um nós.

No caso de coisas terríveis como essas, damos um suspiro de alívio quando elas passam. Neste caso, porém, vemos que elas têm muito mais a trabalhar para tirar a humanidade do ciclo de violência em que caímos e que é nosso pecado original. Uma violência que nasce do sentimento angustiado e ilusório de Caim de que não somos amados.

(...)

A cruz tem uma energia maior que o ego e contemplá-la em nossa vida, abraçar seu efeito transformador, é que torna esta sexta-feira boa e santa.

- Laurence Freeman OSB
Mensagem para a Sexta-feira Santa (06/04/12) à Comunidade Mundial de Meditação Cristã no Brasil

* Em inglês, A Sexta-feira da Paixão é chamada de Good Friday, "Sexta-feira Boa"

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...