quinta-feira, 12 de abril de 2012

A homoafetividade dos heterossexuais


"Eu sou homoafetivo, porque eu tenho afeto com homens", diz o ator Alexandre Nero, que interpretou um personagem homofóbico na última novela das nove, em vídeo gravado para a Campanha pelo Casamento Igualitário, com lançamento hoje. O jornalista Vitor Angelo, do Blogay (leia o texto completo aqui), comenta:
"Abraçar um amigo com carinho é sinal de – como se fiz popularmente – 'viadagem'? Beijar um outro homem significa que existe algo de homossexual no ato? Sentir saudade de um colega do mesmo sexo é uma prova que sua conduta heterossexual está em xeque? (...) Do mesmo modo que as mulheres conquistaram alguns direitos e ainda estão lutando por outros, deixando o papel do machão meio sem sentido, seria também a vez dos homens conquistaram o direito à afetividade entre eles, independente de sua orientação sexual. 
"Se as mulheres se tratam com carinho e toque, porque os homens também não podem fazer o mesmo em um mundo que ruma cada vez – mesmo de forma lenta – para a igualdade e individualidade dos seres? (...) Nero reivindica a homoafetividade para os homens e para ele e diz ser um homoafetivo pois tem carinho pelos amigos, pelos homens que admira e não tem vergonha disso. 
"Em resumo: o carinho entre homens – que os homossexuais são muitas vezes os primeiros a estender este gesto – não tem relação nenhuma com a orientação sexual das pessoas e sim com e por um mundo mais fraterno."


Leia também: 
O preço da masculinidade
Precisamos queimar cuecas em praça pública

2 comentários:

Jônatas disse...

Ótimo ponto de vista. Se o casamento igualitário não vingar tão cedo, ao menos algumas pessoas poderão repensar sobre o significado de homoafetividade no seu sentido inclusivo.

Equipe Diversidade Católica disse...

Pois é. O que às vezes passa despercebido é que o mesmo sistema que esmaga os oprimidos - gays e mulheres, por exemplo - aprisiona também aquele que é visto como "opressor", como tão bem colocou o Leonardo Sakamoto aqui.

Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...