quarta-feira, 7 de março de 2012

"Vocês não estão sozinhos": a ONU discute a violência homofóbica


"Àqueles que são lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros, eu digo: vocês não estão sozinhos. Sua luta pelo fim da violência e discriminação é compartilhada por muitos. Qualquer ataque a vocês é também um ataque aos valores universais que as Nações Unidas e eu juramos defender e resguardar. Hoje, estou com vocês (...) e convoco todos os países e povos a colocarem-se comigo ao seu lado."

- Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU, na abertura, hoje, do primeiro debate intergovernamental oficial da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas sobre a violência e a discriminação contra as pessoas LGBT.

* * *

O painel de discussão, presidido pela África do Sul e Brasil (sic), foi moderado pelo Embaixador da África do Sul e contou com palestrantes do Brasil, Paquistão, Suécia e Estados Unidos.

O painel surgiu da resolução 17/19 (junho 2011) da Comissão dos Direitos Humanos da ONU, que expressa "grande preocupação" com relação aos atos de violência e discriminação com base na orientação sexual e identidade de gênero. A Comissão solicitou ao Alto Comissariado para os Direitos Humanos a elaboração de um relatório sobre "como as leis internacionais de direitos humanos podem ser usadas para acabar com a violência e violações de direitos humanos relacionadas, baseadas na orientação sexual e identidade de gênero", e solicitou um painel de discussão nesta sessão (19ª) da Comissão dos Direitos Humanos para discutir as conclusões do relatório em um "diálogo construtivo, esclarecido e transparente."

Caso se interesse, assista ao painel de discussão da ONU aqui, e baixe o relatório "Discriminatory laws and practices and acts of violence against individuals based on their sexual orientation and gender identity" (pdf em inglês) aqui

(Fonte: lgbtSr, com a colaboração do amigo Hugo Nogueira)

* * *

Leia também:
"Países islâmicos abandonam debate na ONU sobre liberdade sexual"
"Os países da OIC (Organização da Cooperação Islâmica) abandonaram nesta quarta-feira a reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU em protesto contra a realização de uma sessão especial sobre os direitos de homossexuais e transexuais."

Ao menos 76 países têm leis que criminalizam a homossexualidade
"Atualmente em pelo menos cinco países é possível aplicar a pena de morte àqueles que forem declarados culpados de delitos de conduta homossexual. (...) A Comissão dos Direitos Humanos confirmou que o uso da pena de morte na punição de crimes não violentos, incluindo as relações sexuais entre pessoas adultas do mesmo sexo, 'constitui uma violação da lei internacional sobre direitos humanos'".

ONU discute violência contra LGBTs e painelista brasileira é criticada por ativistas nacionais
Para uns, a painelista brasileira saiu-se muito bem. Para outros, sua fala foi "apenas burocrática" [... ,] parecendo querer "proteger a imagem internacional do governo e as [suas] relações [...] com os fundamentalistas"

Mensagem da Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos sobre a homofobia e a transfobia em todo o mundo (em vídeo, aqui)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...