segunda-feira, 12 de março de 2012

Tuítes de segunda e do fim de semana


Vídeo do fim de semana, daqui.

A homofobia nossa de cada dia
O vídeo acima chamado de “Machão” faz parte da campanha Diga Não à Homofobia (...) De uma forma aparentemente simples é construído um discurso bem complexo. Se por um instante, ele aponta para o homofóbico como um suposto homossexual, o texto também aponta para os gays que ao discriminarem os afeminados estariam repetindo não só reforçando a divisão binária macho/fêmea, bofe/bicha, ativo/passivo, como também estariam exercendo homofobia.

Laerte: março, mês da mulher

"Escolhi ser gay"
Dizer que um gay é gay porque não teve escolha é tão covarde e retrógrado. Em algum momento escolhemos, creio nisso. Fatores sociais, convivência familiar, não aleitamento da mãe, desprezo ou ausência da figura paterna etc... Prefiro crer que todos os seres humanos são plurisexuais e que, em algum momento, os fatores sociais, locais, orais, físicos, oportunidades, signo do zodíaco, lua em Saturno, primos cheios de hormônios [...], determinam o comportamento sexual do indivíduo. O comportamento homossexual do indivíduo adulto é resultado de uma série de escolhas (...)

Religiosidade e psicologia: nota de esclarecimento do CFP
"Não existe oposição entre Psicologia e religiosidade, pelo contrário, a Psicologia é uma ciência que reconhece que a religiosidade e a fé estão presentes na cultura e participam na constituição da dimensão subjetiva de cada um de nós. A relação dos indivíduos com o “sagrado” pode ser analisada pela(o) psicóloga(o), nunca imposto por ela(e) às pessoas com as quais trabalha."

Leia também: "Não cabe cura para quem não está doente", ou: o poder, de Laerte e Foucault à psicologia nos EUA e no Brasil

ONU discute violência contra LGBTs e painelista brasileira é criticada por ativistas nacionais
Para uns, a painelista brasileira saiu-se muito bem. Para outros, sua fala foi "apenas burocrática" [... ,] parecendo querer "proteger a imagem internacional do governo e as [suas] relações [...] com os fundamentalistas" (...)

Leia também: "Vocês não estão sozinhos": a ONU discute a violência homofóbica

Catholicism is not the Tea Party at prayer
"The nation’s Roman Catholic bishops will make an important decision this week: Do they want to defend the church’s legitimate interest in religious autonomy, or do they want to wage an election-year war against President Obama?

And do the most conservative bishops want to junk the Roman Catholic Church as we have known it, with its deep commitment to both life and social justice, and turn it into the Tea Party at prayer?"

Cristo despejado
"Exceto para os apreciadores de teocracias de partido único, a laicidade do Estado é a melhor garantia da liberdade religiosa."

Por que ser um homem feminista?
"Decidi que amava as feministas e abracei o feminismo. O feminismo não apenas deu voz às mulheres, mas também clarificou o caminho para os homens se libertarem do estrangulamento da masculinidade tradicional. Quando nós fazemos mal às mulheres nas nossas vidas, nós fazemos mal a nós mesmos, e fazemos mal à comunidade também."

Leia também: O preço da masculinidade

Violência Escolar: Bullying, implicações e impactos na aprendizagem e na saúde
"Assim é indiscutível a importância da escola e da comunidade no combate ao bullying, é fundamental que na sala de aula haja espaço para a expressão do afeto, à educação dos sentimentos e à valorização das amizades, bem como que a escola mobilize e garanta a participação das famílias na vida escolar. A escola deve contar com um espectro amplo de possibilidades, como, por exemplo, satisfazer necessidades básicas dos alunos, criando ambientes cooperativos, estimulando relações positivas e oferecendo modelos não agressivos de resolução de conflitos."

O medo é nosso, e não dos evangélicos, Marco Feliciano
"Como seus pensamentos em looping, os fundamentalistas querem que a existência dos homossexuais seja miserável, para poder então ‘curá-los’, aumentar seus rebanhos, e consequentemente seus lucros. Os LGTB seriam sempre discriminados por terem seus direitos (inclusive a vida) negados por pessoas que não aceitam a diversidade. E estas pessoas não aceitam ou compreendem a diversidade porque não forem EDUCADAS para tal, pois nem em casa ou escola ensinam isso."

Los políticos gays más importantes de todo el mundo
"A propósito de la absurda pregunta lanzada por el diario británico The Sun sobre si los gays podemos ser ministros, aquí os dejo una pequeña lista de algunos de los políticos gays más importantes del planeta. Ministros, presidentas de gobierno, alcaldes y alcaldesas que han reconocido de forma pública su homosexualidad que demuestran con su buen hacer lo ridículo que es plantear en estos tiempos una pregunta como esa."

Bissexualidade praticada
"Só que não é das mulheres em si que gostaria de discutir, mas sobre o efeito feminino nos homens e as consequências dessa influência. O lado feminino nos homens, enfim, passa a ser admitido, e, se não o é, nitidamente o comportamento, hábitos e costumes masculinos se metamorfosearam por conta dessa releitura."

Teólogo sugere que evangélicos deixem homossexuais em paz
"O teólogo presbiteriano Juan Stam (...) propôs às igrejas evangélicas uma moratória, de cinco anos, para que elas analisem com calma o assunto da homossexualidade, deixem os homossexuais em paz e se fixem em outros temas mais importantes e evangélicos."

Ninguém vai invadir a minha praia
"Há muitos corpos, e todos são lindos em suas imperfeições. E aí pensei nas leitoras que me contam que não vão à praia, que não saem, que não se desnudam pros seus amores, que deixam de ter amores, tudo isso por medo do julgamento alheio. Dane-se o julgamento e a patrulha da sociedade. Quem é ela pra nos julgar? Venham ser livres e compartilhar a praia comigo, lindonas. Tem espaço pra todo mundo."

Siga o @divcatolica no Twitter! :-)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...