terça-feira, 6 de março de 2012

Tuitadas de terça

Imagem do dia, aqui

RT@reginanavarro: John Lennon declarou: "Gosto que se saiba que, sim, cuido do bebê e faço pão, que eu era dono de casa e me orgulho disso."

Historia de la homosexualidad china
"Los datos históricos recogidos en los registros antiguos sobre la homosexualidad masculina en China se remontan a la dinastía Shang (siglo XVI – siglo XI a.n.e., aproximadamente). Curiosamente, no existen apuntes sobre el lesbianismo en la historia china." | Ah, a tradicional invisibilidade das mulheres. :-P

O que a esquerda deveria aprender com os evangélicos
"No Brasil, um novo confronto, na forma como dado e cada vez mais evidente e violento, será o mais inútil de todos: o do esclarecimento político contra o obscurantismo religioso, principalmente o evangélico, pentecostal ou, mais precisamente, o neopentecostal. Lamento informar, mas na briga entre os dois barbudos – Marx e Cristo – fatalmente perderemos: o Nazareno triunfa. Por uma razão muito simples, as igrejas são o maior e mais eficiente espaço brasileiro de socialização e de simulação democrática. Nenhum partido político, nenhum governo, nenhum sindicato, nenhuma ONG e nenhuma associação de classe ou defesa das minorias tem competência e habilidade para reproduzir o modelo vitorioso de participação popular que se instalou em cada uma das dezenas de milhares de pequenas igrejas evangélicas, pentencostais e neopentecostais no Brasil. Eles ganharão qualquer disputa: são competentes, diferentemente de nós."

New poll reflects growing support nationwide for marriage equality
"NBC News/ Wall Street Journal today released a national survey on marriage equality that reflects the ongoing sea change in public opinion on the issue — across a number of demographics, including party affiliation, age, and ethnicity."

Centro para idosos homossexuais em Nova York - Também precisamos no Brasil
"Uma das razões da importância do trabalho da SAGE é, por exemplo, retribuir o trabalho dos pioneiros de nossa comunidade, que tanto trabalharam para criar um futuro melhor para os LGBT, e agora na velhice precisam de nós. E citam o caso de Jerry Hosse, um dos pioneiros da revolta de Stonewall Inn, também fundador do histórico Gay Liberation Front e organizador da primeira marcha LGBT em Nova York (1970). Cerca de dois anos atrás, Jerry, hoje com 62 anos, perdeu o apartamento onde vivia e virou sem-teto. Agora, felizmente, está abrigado no SAGE e membro ativo do centro.

Os americanos, LGBT ou não, tão mal falados por estas nossas plagas cheias de anacrônicas ideias dos tempos da Guerra Fria, sabem muito o que significa a palavra comunidade e sempre trabalharam para apoiar uns aos outros. Aqui, no Brasil, já há quase dez anos com governo dito de esquerda, não existe o mínimo senso comunitário em sentido algum."

Depois de câncer de mama, alemã procura resgatar a sensualidade
"Poucos dias antes de completar 40 anos, a alemã Uta Melle ganhou um presente de grego. Soube que teria de extirpar os dois seios, por conta de um câncer de mama.

Logo veio a dúvida: 'Será que vou deixar de ser sexy?'. Teve certeza que não ao consultar o marido, um publicitário bem-sucedido que a presenteou com um quadro de uma guerreira amazona que cortara o próprio peito para usar melhor o arco e a flecha.

Animada com o desenho, Uta partiu para um projeto singular: fotografar mulheres com histórias semelhantes. O trabalho rendeu um livro de arte e a exposição fotográfica 'Amazonas'. São mulheres nuas, e a ideia é incomodar."

Companheiro de Lucio Dalla rompe o véu de hipocrisia na Igreja
"Marco Alemanno encarnou em uma igreja, e em uma cerimônia que não poderia ter sido mais pública, toda a dignidade de um amor entre homens. Nesse caso, pode-se perguntar quantos homossexuais católicos menos famosos, e menos protegidos pelo carisma de arte, puderam se sentir do mesmo modo membros da sua comunidade. A esperança é que a breve oração de Marco por Lucio constitua um precedente."

Veja também:  Marco Alemmano, 40 anos mais moço que o cantautore, foi o único leigo que falou durante seu funeral em Bolonha. Recitou a letra da canção "Le Rondini" ("As Andorinhas") e agradeceu por ter crescido ao lado de Dalla e por tudo que ele lhe deu e ainda dá. Vídeo aqui. (Fonte: Muque de Peão e Tony Goes)

A freira, o bispo e a terra
"O cristão verdadeiro, como a Ir. Dorothy e Dom Ladislau, é aquele que se compromete com todas as forças para para tornar a terra mais habitável."

Uma semana de consciencialização positiva pela juventude LGBT na Irlanda
"A associação LGTB irlandesa Stand Up! lançou esta semana uma campanha de sensibilização que consiste numa abordagem positiva de jovens lésbicas, gays, bissexuais e pessoas transgéneras (...) [devido] ao facto de muitos jovens LGBT sentirem a ausência de apoio de familiares e amigos no que concerne à sua orientação sexual, facto a que se soma a homofobia, transfobia ou exclusão e preconceito a que são expostos nas escolas, na própria casa e noutros locais. Esta iniciativa quer despertar uma consciência positiva entre os jovens LGBT ao mesmo tempo que quer combater o bullying homofóbico e conquistar aliados entre outros jovens e funcionários do ambiente escolar."

Veja também: Vídeo da campanha da Stand Up! contra o bullying homofóbico aqui

Intimidade conquistada: na Arábia Saudita, revolução das mulheres passa pela lingerie
"Na versão mais fundamentalista da sociedade saudita, a mulher só pode conviver e falar com um grupo seleto de homens: pai, avô, tios, marido, irmãos e filhos. As cintilantes lojas de lingerie existentes em templos de consumo, como o Kingdom Centre, na capital Riad, simplesmente não podiam empregar atendentes mulheres.

Isso, por sua vez, levou a uma aberração ainda maior: cobertas da cabeça aos pés pelo hijab, obrigatório na Arábia Saudita, a elegante consumidora local muitas vezes acabava revelando suas medidas, curvas e predileções a homens desconhecidos."

Em tempos de debates sobre "cura" e patologização dos gays, é sempre bom lembrar | RT @_ihu A loucura como mecanismo de exclusão
"Em termos filosóficos e políticos, a doença mental continua sendo um mecanismo segregatório, vinculada a uma norma 'faminta e incansável', que atinge inclusive níveis microscópicos."

“Cidadãos de 2ª Classe”, um documentário contra a discriminação e em prol da igualdade (com vídeo)
"O mais recente documentário do realizador Ryan James Yezak, de 25 anos, fala [em primeira pessoa] dos sentimentos das pessoas alvo de discriminação em função da sua orientação sexual ou identidade de género e da sua vontade em não perpetuar a discriminação."

Etno-história da Homossexualidade na América Latina, artigo de Luiz Mott (pdf para baixar aqui)
'A homossexualidade deve ser um desafio e não um tabu para a Ciência', dizia já em 1957 G. A. Silver e não obstante tal sugestão, injustificado complô do silêncio continua a barrar da Academia os estudos sobre 'o amor que não ousa dizer o nome'. (...) Já em 1927, B. Malinowski, um dos pais da Antropologia moderna, chamava a atenção para a importância de se estudar temas da sexualidade humana tirando 'a folha da parreira que cobre o sexo' – não obstante, neste final do segundo milênio da nossa civilização, o estudo do amor e erotismo entre pessoas do mesmo gênero ou continua proibido, ou é considerado tema de marginal e de menor importância no meio universitário."

Siga o @divcatolica no Twitter! :-)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...