segunda-feira, 19 de março de 2012

Tuitadas de segunda

Imagem do dia, via Facebook

'Ainda é um tabu', diz Mateus Solano sobre beijo gay em 'Novela das oito'
"Ao receber o roteiro de "Novela das oito", primeiro longa-metragem de Odilon Rocha como diretor e roteirista, que estreia no próximo dia 30 nos cinemas, Mateus Solano se encantou com o texto e com a possibilidade de fazer um personagem dos tempos da ditadura, quando, segundo ele, a arte ocupava lugar "muito mais importante" que hoje em dia. Mas, curiosamente, em um filme no qual o drama dos personagens ofusca política e história, colocadas como pano de fundo, a cena em que o ator beija com paixão o estreante Paulo Lontra também pode ser encaixada, de certa forma, num contexto de ativismo social atual, em favor do fim do preconceito contra homossexuais."

O que é ativismo?
"Porque sim, eu acho que todo mundo que sai da matrix vira ativista. (...) Então tirem as aspas e continuem o ativismo! Nem toda formiguinha precisa sair do formigueiro para ajudar a construí-lo."

"O Brasil é uma potência religiosa global"
Aos 61 anos, José Casanova é um dos mais respeitados sociólogos da religião na atualidade. (...) No período em que esteve no País, concedeu uma entrevista à IstoÉ, na qual traçou um panorama da engrenagem religiosa no mundo atualmente – secularismo e ateísmo, a crise de fé na Europa, a politização da religiosidade nos EUA e a religião em países como Brasil, China e Índia.

As autoridades devem dar garantias ao culto de qualquer religião, sem, no entanto, agir em nome de nenhuma
"Em uma democracia, esses princípios são importantes porque preservam o pluralismo da sociedade e protegem o pleno exercício dos direitos individuais. Trata-se de uma conquista da civilização ocidental que se encontra ameaçada no Brasil. Hoje, fé e política parecem manter uma relação espúria, na qual princípios religiosos contaminam de forma indevida o processo legislativo nacional. Absurdamente, começa-se a achar natural que projetos de lei submetidos à Câmara dos Deputados, ainda que consonantes com os princípios da Constituição e dirigidos ao todo da população — religiosa ou não —, tenham de passar pelo crivo doutrinário das igrejas e fiquem reféns de sua sanção."

Por que ninguém, além de Edir Macedo, tenta coibir Valdomiro Santiago?
"Eu não me admiro com absurdo e baixo nível. Não mesmo. Gente que acredita poder 'curar homossexualismo', pessoas que negam o holocausto, ou pensam que ateus tomam o sangue de bebês em crânios de bodes para mim é comum. O que me deixa realmente indignada é o fato de que a unica pessoa que anda tomando atitudes mais efetivas contra Valdomiro é justamente…Edir Macedo!"

Professora trabalha com gêneros na primeira série
"Gênero (feminino/masculino) é uma questão importantíssima, mas que raramente é discutida nas escolas. Como mencionei ontem, eu fiz Pedagogia, e não me lembro de uma aula sequer em que tratamos do assunto. Gostaria de acreditar que a situação mudou dez anos depois, mas duvido. E isso que a orientação sexual (que englobaria gênero) é um dos Temas Transversais dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) desde 1997."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...