quinta-feira, 15 de março de 2012

Tuitadas de quinta

Imagem do dia, daqui
Discurso de ódio não é liberdade de expressão

Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas (pdf para download da Coleção Educação para Todos, da Unesco)

RT@shelalmeida "Não há normas. Todos os homens são exceções a uma regra que não existe." #FernandoPessoa #DiadaPoesia

RT@bbimbi Dilma, la peor de todas
"Dilma Rousseff ya había ganado su lugar en la historia: primera mujer presidenta de Brasil, con más de 47 millones de votos en la primera vuelta y casi 56 en la segunda. A esa marca, histórica por el género y por el respaldo electoral, podía sumarle su papel central como gestora de algunos de los programas sociales y desarrollistas más importantes del gobierno de su mentor y amigo, el ex presidente Lula, con quien llegó a ser jefa de Gabinete. Pero en estos días, paradójicamente, su condición de primera mujer presidenta no podría omitirse del análisis de una nueva marca que la hará pasar a la historia: (...) nunca hubo, en la historia reciente del país, un gobierno tan homofóbico como el suyo."

RT@delucca Olha como funciona a mentira: Católicos saem em defesa de psicóloga brasileira proibida de falar que crê em Deus. Quem lê o título da matéria pensa que a CNBB lançou nota de apoio, que a coisa chegou no Vaticano, que a Marisa é 'amiga' deles. Mas é só meia duzia de católicos. Essa gente não cansa de mentir.

Comissão de Reforma do Código Penal incluiu como agravante do homicídio o assassinato de pessoas por intolerância quanto à orientação sexual ou identidade de gênero
"Não há como insistir no conceito de 'normalidade' sexual apenas em relação à heterossexualidade, pois as demais manifestações deixaram de ser percebidas como anômalas. Injustificável, portanto, que certas pessoas se arvorem no direito de agredir, machucar e até matar por ódio ao comportamento sexual alheio."

O trágico fim de um bispo homofóbico - O que representa a morte de Robinson Cavalcanti, bispo anglicano que se tornou um dos maiores adversários dos LGBTs
"Sou contra todo tipo de violência, luto pela dignidade e pelo valor da pessoa humana. (...) Todavia, sendo bem sincero, não lamento a morte e o desaparecimento de D. Robinson. É mais uma voz homofóbica que se calou e isso, do lado de cá da minha luta, não é algo que eu deva lamentar. Lamento, sim, a fatalidade, o contexto, a tragédia que se abateu sobre sua casa."

O clericalismo tem 2 lados: de um, autoritarismo. Do outro, os leigos querendo que os clérigos façam tudo por eles
"Os católicos precisam 'encarar o fato de que hoje vivemos em uma Igreja faça-você-mesmo', precisam dar um passo à frente para 'assumir a responsabilidade', e 'já não esperar mais que o Padre ou a Irmã façam isso', disse o padre jesuíta Thomas Reese."

Leia também: Três mitos sobre a Igreja para se abster nesta Quaresma

Um filme que mostra que o preconceito só sobrevive quando suas próprias vítimas o trazem embutido dentro de si #ficadica
"'Cairo 678' conta como três mulheres de classes diferentes reagem à violência cotidiana, seus inimigos e aliados no lado masculino e também como se unem e desunem entre si. (...) O resultado é complexo e pouco maniqueísta, deixando claro que o preconceito só sobrevive quando suas próprias vítimas o trazem embutido dentro de si."

RT@JoaoWNery1 Travesti toma posse na Secretaria de Justiça da Bahia nesta quinta
"Uma travesti tomará posse de um cargo na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH), nesta quinta-feira (15), em Salvador. Paulo Cesar dos Santos, 22 anos, mais conhecido como Paulete Furacão, será um dos promotores dos direitos da comunidade LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) no estado."

RT@MundoeLivros As seitas organizacionais - o fundamentalismo religioso no trabalho
"Ao submeter-se a uma comunidade totalitária - na igreja ou na empresa - normalmente sob a bênção de uma liderança carismática, tanto o crente fundamentalista quanto o convertido à religião do trabalho aceitam e se integram em plenitude à verdade do pensamento único, das doutrinas, dos dogmas e dos fetiches que amalgamam o cotidiano de suas vidas. O fanático fundamentalista dispõe-se ao sacrifício de sua própria vida para obter no paraíso a compensação pelo sofrimento de sua imolação. O convertido às seitas organizacionais busca, pela integração irrestrita ao trabalho, uma vida de felicidade aqui na terra; ao viver para o trabalho deixa de desfrutar de todas as demais dimensões existenciais que a vida proporciona."
Com link para leitura do e-book

Siga o @divcatolica no Twitter! :-)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...