sábado, 17 de março de 2012

O dia está cheio de esplendor

Foto via Blue Pueblo

Para @geisinhaguega ;-)

Eu me lembro, quando noviço, quando cantava as palavras do hino da manhã todos os dias: "o dia está cheio de esplendor…" Elas se repetiam em minha mente como um jingle. Um dia me dei conta de que talvez elas significassem alguma coisa de fato. Não eram somente uma frase piedosa, repetida por séculos para manter a mente em semicoma, como se o espírito fosse um coala indolente mascando folhas de eucalipto.

Talvez aquele que escreveu essas palavras realmente sentisse que o esplendor preenchia cada dia, qualquer que fosse o clima emocional ou geográfico. Etty Hillesum viu isso claramente em meio às condições sombrias e degradantes da vida em um campo de concentração. E se não passarmos a compreendê-lo um pouco melhor, nem formos capazes de enxergá-lo por nós mesmos como resultado de nossas disciplinas quaresmais, devemos estender nossa Quaresma até conseguirmos fazê-lo.

Cada dia, por mais estressante que seja, carregado de boas novas ou de repetidas decepções, está carregado de momentos de silenciosa eloquência, de glória natural. Pode ser o digno pôr do sol de um dia glacial, a brilhante efusão de cores em um hibisco vermelho, o tímido brotar de magnólias brancas ou cor-de-rosa perfumando seu mundo, tal qual alguém encantador inocentemente tomando consciência de sua própria beleza pela primeira vez. Pode ser o sorriso gentil e a graça de alguém prestando um pequeno serviço remunerado, uma comissária de voo presente para si mesma e para seus passageiros, um policial que caminha alguns passos com você para lhe dar informações melhores, enquanto seus colegas fazem seu trabalho com relutância ou de mau grado.

Quanto mais destes esplêndidos momentos particulares você vê, mais eles se ligam entre si. Você se dá conta de que não são fenômenos isolados, momentos da supernova de estrelas que morrem, mas aspectos da ordem natural e universal das coisas. Este esplendor é na verdade a natureza subjacente da realidade.

As disciplinas da Quaresma ou a disciplina diária do mantra são um preço pequeno a pagar para entrar neste mundo, o mundo real.

- Laurence Freeman OSB
Mensagem para a Sexta-Feira da Terceira Semana da Quaresma (16/03/12) à Comunidade Mundial de Meditação Cristã no Brasil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...