terça-feira, 27 de março de 2012

Deus tem entranhas de mãe


(...) No princípio era a Misericórdia. A Criação aparece como um grande gesto de Misericórdia e nossa vida torna-se a história da fidelidade desse amor gratuito. Fomos criados por um gesto misericordioso, fomos feitos por mãos misericordiosas, pensados por uma mente misericordiosa. Se Deus não fosse misericordioso, não teríamos jamais existido; e se essa Misericórdia existe desde o princípio do nosso viver, ele ainda agora é fonte de vida, graça da qual temos contínua necessidade e que constantemente está agindo em nós para reconciliar-nos. Vivemos mergulhados na Misericórdia.

Na Sagrada Escritura sempre há um núcleo comum na realidade indicada como “misericórdia”: uma bondade essencial, um envolvimento do coração, uma ternura que comove. Para a Bíblia, a misericórdia revela a natureza íntima de Deus; a misericórdia é uma outra expressão típica do Amor. É aquela que melhor revela a natureza do Deus Pai e Mãe de infinita bondade. O Deus de Jesus não é um juiz com um catálogo de leis que tem necessidade de mandar, controlar, verificar... Basta-lhe a misericórdia, a compaixão...

A misericórdia revela um aspecto essencial da natureza divina: o lado feminino de Deus. A Misericórdia significa, etimologicamente, possuir um coração (cor) que se compadece da miséria (miseri) do outro porque a sente profundamente como sua. Em hebraico é ainda mais forte, pois a palavra “misericórdia” (“rahamim”) significa ter entranhas de uma mãe. Deus não só tem um coração que ama. Isso já é extraordinário. Mas também tem entranhas. Isso é avassalador. Foi um ato criativo de Misericórdia que nos deu vida. Tal experiência de Misericórdia gera em nós uma atitude correspondente de misericórdia. Ao revelar seu rosto misericordioso, Deus cria em nós um coração novo, feito de acordo com o seu, capaz de viver a misericórdia à sua maneira.

É exatamente este o maior sinal da sua Misericórdia: ama-nos a ponto de enviar-nos ao mundo como instrumentos de sua reconciliação, pondo em nosso coração um Amor que vai além da justiça. (...)

- Pe. Adroaldo Palaoro, SJ
Mensagem para a segunda-feira da segunda semana da Quaresma do Retiro Quaresmal 2012 do CEI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...