quarta-feira, 21 de março de 2012

Curador da vida

Imagem daqui

Jesus foi considerado pelos seus contemporâneos como um curador singular. Ninguém o confunde com os magos ou curandeiros da época. Tem seu próprio estilo de curar. Não apela a forças estranhas nem profere conjuros ou fórmulas secretas. Ele não utiliza amuletos nem feitiços. Mas quando ele se comunica com os doentes contagia saúde.

De muitas formas os relatos evangélicos vão desenhando o seu poder de cura. O seu amor apaixonado pela vida, a sua acolhida calorosa de todo doente, o seu poder de regenerar o melhor de cada pessoa, a sua capacidade de contagiar a sua fé em Deus criavam as condições que tornavam possível a cura.

Jesus não oferece remédios para solucionar um problema físico. Ele se aproxima dos doentes procurando curá-los de raiz. Ele não busca apenas uma melhora física. A cura do organismo fica envolvida em uma cura mais integral e profunda. Jesus não só cura doenças. Ele cura a vida doente.

Os diferentes relatos vão sublinhando essa realidade de várias maneiras. Ele liberta os doentes da solidão e da desconfiança, lhes contagiando a sua fé absoluta em Deus: "Você, já acredita?". Ao mesmo tempo, os resgata da resignação e da passividade, despertando neles o desejo de começar uma vida nova: "Você, quer ficar curado?".

Não pára por aí. Jesus os liberta daquilo que bloqueia e desumaniza as suas vidas: a loucura, a culpa ou a desesperança. Ele lhes oferece gratuitamente o perdão, a paz e a bênção de Deus. Os doentes encontram nele algo que não lhes é oferecido pelos curandeiros populares: uma nova relação com Deus para ajudá-los a viver com mais dignidade e confiança.

Marcos narra a cura de um paralítico no interior da casa onde Jesus mora em Cafarnaum. É o exemplo mais significativo para destacar a profundidade da sua força de cura. Superando todos os obstáculos, quatro homens conseguem levar para os pés de Jesus um amigo paralitico.

Jesus interrompe a sua pregação e fixa o seu olhar nele. Onde está a origem dessa paralisia? Quais medos, feridas, fracassos e escuras culpas estão bloqueando a sua vida? O doente não diz nada, não se mexe. Ali está ele, na frente de Jesus, atado à sua maca.

Do que precisa este ser humano para se levantar e andar?Jesus lhe fala com a ternura de uma mãe: "Filho, os teus pecados são perdoados".

Pare de se atormentar. Confie em Deus. Acolha o seu perdão e a sua paz. Atreva-se a levantar-se dos seus erros e dos seus pecados.

Quantas pessoas precisam ser curadas por dentro. Quem os ajudará a entrar em contato com um Jesus que cura?

- Jose Antonio Pagola
Fonte: Eclesalia Informativo, via Amai-vos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...