sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Contando os dias

Foto: 1-7-6-0

Contando os dias. As crianças fazem isso quando elas esperam por alguma coisa. Prisioneiros fazem isso enquanto atravessam seu encarceramento. Peregrinos espirituais também, de uma forma infantil, e porque amam a liberdade.

A contagem regressiva da Quaresma começou. Trata-se de um meio artificial (parecendo mais natural, por ser tão antigo) para um melhor entendimento acerca do tempo e da eternidade, que está presente aqui e agora. É, como alguém a chamou, um gosto da "tempeternidade", o tempo atravessado por uma consciência clara do sagrado no que é comum.

Leva tempo para que a mente comum do dia-a-dia se conscientize do movimento de mudança que a meditação está constantemente impulsionando em nosso ser mais profundo. É por isso que não importa muito o que nós sentimos, ou não sentimos, em nossa prática espiritual. Alguns dias enxergamos o seu significado e ficamos entusiasmados. Outros dias ela nos parece tola e, uma perda de tempo. É a consciência mais profunda, mais clara, o coração puro, que conta toda a verdade.

Qualquer que seja a prática Quaresmal que você começou, assim como a própria meditação, não se trata de ser perfeito ou de alcançar sucesso. Vamos extirpar isso da equação, desde o primeiro dia.

Todos nós falhamos. Todo mundo começa, pára e começa de novo. Tudo o que importa é a fidelidade, é voltar. Fidelidade ensina disciplina. Disciplina liberta-nos do ego e nos leva além de nós mesmos para a consciência pura, inocência pura e, no fim das contas, puro amor.

- Laurence Freeman, OSB
Reproduzido via site da Comunidade Mundial de Meditação Cristã no Brasil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...