quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Uma fé sem busca não tem nada a dizer


O caminho pessoal da fé só pode ter a aparência de uma busca verdadeira; não é a transmissão de um conteúdo doutrinário.

A opinião é do cientista político e leigo católico italiano Christian Albini, em nota publicada em seu blog,
Sperare per Tutti, 09-01-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto, aqui reproduzido via IHU.


Eu li a Nota da Congregação para a Doutrina da Fé com as indicações pastorais para o Ano da Fé proclamado por Bento XVI [disponível aqui].

Sinceramente, achei-a decepcionante. Tudo se reduz a uma exortação para que se façam esforços para apresentar os conteúdos da doutrina católica, concentrando-se muito no Catecismo e substancialmente ignorando a Palavra de Deus

Quer-se redescobrir a fé deixando de lado o seu fundamento.

Além disso, todo o documento é permeado por uma ideia da doutrina católica como um pacote completo e já predisposto de verdade do qual a Igreja é detentora e que deve transmitir ao mundo. Não há espaço para as perguntas e para a busca. Mas uma fé sem busca não tem nada a dizer, especialmente ao homem contemporâneo...

Sem ir procurar muito longe, até mesmo em algumas passagens da homilia de Bento XVI na missa do dia 8 de janeiro [Celebração do Batismo do Senhor] encontramos uma ênfase diferente.
Deus quer nos dar sobretudo a Si mesmo e Sua Palavra. Quais são "as fontes da salvação"? São a Palavra de Deus e os Sacramentos. Os pais não são a fonte, assim como nós, sacerdotes, não somos a fonte: somos apenas como que canais, através dos quais deve passar a linfa vital do amor de Deus.
O verdadeiro educador não liga as pessoas a si mesmo, nem é possessivo. Ele quer que o filho, ou o discípulo, aprenda a conhecer a verdade e estabeleça com ela uma relação pessoal. O educador cumpre o seu dever até o fim, não faz faltar a sua presença atenta e fiel; mas o seu objetivo é que o educando ouça a voz da verdade falar ao seu coração e a siga em um caminho pessoal.
Esse caminho pessoal, observo eu, só pode ter a aparência de uma busca verdadeira; não é a transmissão de um conteúdo doutrinário.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...