terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Discurso do Papa e o Discurso do Jornalismo Ctrl+C



Os ânimos hoje estão aflorados devido umas declarações do Papa.

Porém, alguns veículos de comunicação fazem um extrato dos fatos pra extrair mais acessos as suas páginas e levantarem sua audiência. Para o leitor mais atento todos sabem que não é uma novidade que o Magistério da Igreja ainda ratifique o casamento heterossexual.

Falo isto, porque este tipo de mídia não está interessada em fomentar dialogo, em abrir frentes de tolerância e sim fazer o circo pegar fogo, afinal mirar o canhão da divergência pra LGBTs e Igreja ainda dá muita audiência.

Então, leitor amig@, peço sua leitura do discurso do Papa na integra no próprio site da Santa Sé:

DISCURSO DO PAPA BENTO XVI AO CORPO DIPLOMÁTICO ACREDITADO JUNTO DA SANTA SÉ PARA A TROCA DE BONS VOTOS DE INÍCIO DE ANO

Depois, volta aqui e lê o G1:

Casamento homossexual é 'ameaça' à humanidade, diz papa

Assim você pode formar sua opinião. Afinal, a vantagem do conceito de Web Dois Ponto Zero é exatamente este, descentralizar os pólos de emissão de informação dos veículos de massa.

Boa leitura!

Rodolfo Viana

5 comentários:

Lorena disse...

Oi Rodolfo,

obrigada por disponibilizar esse discurso aqui. Eu não tinha ainda me pronunciado a respeito do que li nos jornais por aí, primeiro porque sei da posição oficial da igreja, não é nada novo pra gente; e segundo porque sei também como os jornais, e outros meios de comunicação, vivem do escândalo. Tudo que escandaliza, vende. Então é sim preciso ter cautela nessa hora.

Lendo o discurso em si, vejo que o Papa não falou nada de novo no que tange a ideia católica de família (homem + mulher + filhos), e, principalmente, nem citou a homossexualidade, como esses sites outros levam a crer. Que a igreja não reconhece a união homoafetiva como família, nós já sabemos. Mas não há nada nesse discurso que afirme que a Igreja acredita que a união homoafetiva levará ao fim as famílias tradicionais. Ele nem cita homossexuais! E a afirmação está inserida num contexto totalmente diferente do que os jornais levam a crer. Ele estava situando a família como importante na formação e educação dos jovens para a paz!

Enfim, toda declaração do Papa é considerada polêmica. Isso não vai mudar, já que ele é uma figura importante dentro do mundo judaico-cristão ocidental. Mas é bom ter a oportunidade de ler ou ouvir as suas exatas palavras, pra não sermos injustos, também.

Magnus disse...

É claro que não há nada de novo nisso, e é evidente igualmente que a grande e a pequena mídia se sustenta a partir da alimentação de polêmicas. Isto é fato. No entanto é veróssimil, apesar do sensacionalismo das manchetes é que o papa se referia sim ao casamento de homossexuais, pois qual seria outra combinação possível para "família formada pela união entre homem e mulher"? Homem + E.T.? Não sejamos ingênuos... A Igreja enquanto uma instituição religiosa tem todo direito de defender os seus princípios, contudo, eles são direcionados tão somente a seus membros, não a toda Humanidade. Aqui se trata da defesa da igualdade de tratamento e de liberdade das pessoas, aliás, um princípio bem cristão! Acho que esse é uma questão ainda muito "verde" no debate da hierarquia da Igreja... Será que algum dia será alcançada essa clareza nas questões entre Igreja e mundo contemporâneo?! É uma pergunta a ser colocada, sem o qual sua resposta pode ser um discursso que não encontrará, em um futuro não muito distante, recepitores capazes de entender sua mensagem.

Rodolfo Viana disse...

Lorena,

concordo com você e me pergunto o que se ganha (ou melhor, ganhamos) quando a imprensa faz este tipo de noticias, mais ódio? Pra que?

Magnus,

entendo o seu ponto. É possível falar sem dizer o que se pretende.
É o discurso do não dito, né...

Que bom que sua leitura foi além e quem derá um dia também a grande mídia possa trazer a tona, para alguma finalidade mais proveitosa a todos, o conteúdo da declaração em sí.

Penso também que o conteúdo é discutível, mas se queremos justiças comecemos por nós, certo?


Esta tentativa de dialogo com mais clareza se deu na produção dos documentos do Concílio Vaticano II (1962).

Penso que temos que ver a Igreja como um cosmo social imenso, onde parte dela se finca no que você leu e a outra se finca num principio mais cristão.

Há documentos belíssimos e muito claros a respeito da Liberdade da pessoa humana como na constituição pastoral Gaudim et Spes (número 16) e declaração Dignitatis Humanae (número 2).

"A fidelidade à própria consciência é o laço mais profundo que une todos os seres humanos entre si, inclusive os cristãos, na busca da verdade e de um solução autêntica para os problemas morais que surgem na vida de cada um e na relação de uns com os outros, na sociedade..."

O dialogo começou só é pouco praticado. É Magnus, não tenho medo do barulho dos maus e sim do silencio dos bons.

:)

Sejamos otimistas!

Rodolfo Viana

Anônimo disse...

Bravíssimo, Rodolfo. Você não avalia como lhe sou grato por você disponibilizar aqui a fonte do discurso.

Tem sido sempre assim, desde Fátima. As agências internacionais querem vender notícia polemizando em cima de nós é o Papa. O discurso de Sua Santidade é uma coisa e o que se divulga é outra completamente diferente. Nesse caso o malefício vem de Philip Pullella/Reuters.

Agradeço mais uma vez você permanecer atento. É um grande serviço que você nos presta. Temos um Papa bom e que está do nosso lado. Confiemos.

Rodolfo Viana disse...

Olá Amigo,

acaba que tudo que vemos dos veículos de comunicação temos que ter uma pitada de desconfiança.

Às vezes nos pegam desatento mesmo...

Vamos discutir o que poderia/deveria ser dito. Mas, daí a criar fatos é demais.
Sendo assim, a vantagem da atenção é que ela serve para os dos lados da questão também.


Forte abraço;

Rodolfo Viana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...