sábado, 10 de dezembro de 2011

Viver com esperança

Chromatic typewriter: Tyree Callahan

No curso de sua pregação, João o Batista disse: "Depois de mim, vem o mais forte do que eu, de quem não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das sandálias. Eu vos tenho batizado com água. Ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo". (Mc 1,7-8)

Viver com esperança. Isto soa um pouco esvaziado a nós hoje, que estamos habituados à gratificação instantânea. Parece significar tanto estar reconciliado com a contínua falta de plenitude quanto viver em uma espécie de desespero silencioso - apenas esperando para chegar ao fim. Porém, isso não tem nada a ver com o que a "virtude" – a força – da esperança nutrida pela meditação.

Uma esperança desabrocha à medida que outras morrem. Esperanças são desejos velados ou fantasias que usamos como substitutos para a realidade ou como defesas contra decepções e sofrimentos. Muitas vezes precisamos tremer à beira do desespero e do desapego da vontade antes de descobrir o verdadeiro sentido da esperança. Antes, porém, de chegar a esse limiar, começamos nos agarrando a falsas esperanças. É em relação a elas que os Joãos Batistas de nossas vidas - aqueles que sozinhos dão consolo autêntico - não são arautos da desgraça, mas pregadores da realidade.

Mas no momento em que somos agraciados com o vazio, somos visitados pela esperança que nos ilumina sobre o significado do processo que estamos atravessando. Mesmo se não podemos ver a luz no fim do túnel nós sabemos, no entanto - com uma espécie de visão noturna - que estamos no caminho, e até mesmo o sentimento de fracasso ou de ter sido esquecido são parte do processo que vai florescer na luz do amor. Para aqueles que vivem na esperança (é disso que o aprendizado do Advento se trata), não há encerramento ou desligamento definitivo. Como o velho rabi disse: Deus não espera que sejamos sempre bem-sucedidos, mas não estamos autorizados a desistir. Isto não é só sabedoria humana sobre a necessidade de suportar. É uma revelação sobre a infinita simplicidade de Deus.

Com amor,

Laurence Freeman OSB
Mensagem do autor para a segunda semana deste Advento (veja trecho da mensagem para a primeira semana aqui)
Para saber mais, visite o site da Comunidade Mundial de Meditação Cristã no Brasil.

* * *

Caso se interesse pelo tema, leia também o belo texto "A esperança como atitude crítica", de Frei Betto, aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Deus não espera que sejamos sempre bem-sucedidos, mas não estamos autorizados a desistir.

VERDADE PURA E SIMPLES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...