quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sua vinda valeu à pena esperar


"De um filho divino se levantará uma raça humana e um herói irá dominar o mundo, e sua fama vai se espalhar sobre a terra." Estas palavras de um hino tibetano do sétimo século sugerem o quão profundo e universal é a antecipação de que um dentre nós virá e nos levará além de nós mesmos, a fim de que possamos finalmente nos encontrar. Este a quem aguardamos será ao mesmo tempo familiar e estranho.

A correria para as celebrações de Natal é ritual, religiosa, cultural e doméstica. Ano após ano nós a repetimos e sua familiaridade é de sua própria essência. Mas isso é uma fachada para um nível mais profundo de significado em nossa relação com Aquele que faz a sua aparição em um trans-histórico "'hoje", a cada dia, a cada respiração. Ele é tão estranho quanto é familiar. Ele é como uma declaração plenamente expressa, bem escolhida, ou como um pensamento que não é dito casualmente ou inconscientemente, mas é bem avaliado, articulado e acurado - uma exata e poderosa palavra que vem do silêncio verdadeiro e traz a realidade daquele silêncio com ele.

"Mesmo quando se manifesta, ele ainda é um estranho" (S. Máximo, o confessor) e "da maneira que ele é entendido, ele permanece misterioso" (Dionísio, o areopagita). Sua vinda valeu à pena esperar, porque não é apenas um dom exterior. Ele também implode o despertar de nossa verdadeira natureza, tornando- nos conscientes do dom de nosso próprio ser. Sua familiaridade é ser inteiramente humano. Seu ser sempre estranho se deve à sua divindade indescritível. Quando é reconhecido, e quando se abre totalmente a parcela da alma, tudo é transformado porque vemos tudo como realmente é.

Com amor,

Laurence Freeman OSB
Mensagem do autor para a quarta semana deste Advento (veja trecho da mensagem para a primeira semana aqui  para a segunda semana, aqui; e, para a terceira semana, aqui). Grifos nossos.
Para saber mais, visite o site da Comunidade Mundial de Meditação Cristã no Brasil.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...