quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Orai e vigiai

Foto enviada por nosso amigo Hugo Nogueira, via Facebook

Há algo de que eu gostaria muito de falar, porque sinto, em muitos de nós, católicos, certo esquecimento em relação ao tema: a oração.

A vigília, estarmos atentos às circunstâncias e às características do mundo que vão de encontro ao Evangelho, parece-me bastante mais encarecida pelos cristãos, nos dias de hoje, do que a oração.

Trata-se de uma consequência da correria do dia a dia, em que todos nós estamos submetidos a cargas horárias de trabalho e/ou estudo estafantes, extenuantes, que nos consomem todo o tempo, e mais nos consumiriam se mais tempo tivéssemos.

Madre Teresa de Calcutá passou por um episódio que considero importante de ser aqui relatado. Suas freiras e noviças acordavam bem cedo para iniciar os serviços de caridade que caracterizam a sua Ordem. Mas, antes dos serviços, Madre Teresa reunia todas as religiosas para 4 horas de oração e, no fim do dia, a ida à missa. As religiosas, num dado momento, começaram a reclamar de “tantas” horas de oração, que poderiam ser convertidas em mais serviços de caridade.

Foram falar com Madre Teresa sobre o caso. Pediram-lhe que diminuísse o tempo de oração para que o tempo de serviço aumentasse.

Madre Teresa pediu um dia para lhes dar a resposta. Orou sobre o assunto, pediu discernimento, e, no dia seguinte, reuniu as religiosas e lhes anunciou: daquele dia em diante, o tempo de oração passaria de 4 horas diárias para 6 horas diárias. E assim foi feito.

O serviço de caridade, que aquelas religiosas parecem não ter compreendido na dimensão completa do Mistério Pascal, está também na oração.

Devemos orar, não apenas vigiar.

A propósito, não é à toa que a padroeira dos missionários católicos, juntamente com São Francisco Xavier, seja Santa Teresinha do Menino Jesus, ou Santa Teresa de Lisieux, que era uma freira de clausura, ou seja, que não era missionária, que não saía em missão ao mundo, melhor dizendo. Por quê? Porque alguém que queira ir ao mundo para pregar ou para se comprometer com a fraternidade como solução das injustiças sociais PRECISA ter como protetor alguém cuja grande missão à humanidade não foi a vigília, mas a oração. Santa Teresinha é uma missionária da oração. Por isso é fácil entender, também, que os Frades Mínimos, de São Francisco de Paula, missionários em essência, tenham como patrona Nossa Senhora dos Milagres, a quem, sempre, levam junto à sua chancela eclesial de CHARITAS – GRAÇA, CARIDADE.

Nossa caridade, nosso conhecimento advindo por leitura das Sagradas Escrituras, tudo o que fazemos, mesmo em benefício de nossos semelhantes, deve ser precedido e sucedido pela oração. É ela que nos torna piedosos. A mera leitura e compreensão do magistério nos tornaria intelectuais, eruditos. A oração nos torna mais: nos torna piedosos. A oração é a base do serviço correto, da interpretação correta, é a base do amor.

O que Nossa Senhora de Fátima pediu em suas aparições em Portugal foi, sobretudo, oração, muita oração. Oração para que os corações duros se convertessem à misericórdia, oração para que a Igreja não ficasse acéfala (já que Fátima profetizou o atentado a João Paulo II, e Ela própria salvou sua vida), oração para que a Rússia se convertesse ao catolicismo; e o próprio “Bispo de branco”, o Papa João Paulo II, profetizado como “sangrando e tombado” na profecia da Mãe de Jesus, foi um dos principais responsáveis políticos pela queda do comunismo de bases stalinistas que grassava na União Soviética, para desespero do povo russo que queria se converter a Jesus e a Maria, à Igreja, quero dizer. Há um filme russo muito bom: “Anna, dos 6 aos 18”, em que o diretor, Nikita Mikhalkov, filma sua filha Anna dos 6 aos 18 anos, e lhe faz, ao longo do tempo as mesmas perguntas. É incrível a cena em que velhos e velhas que viveram antes do stalinismo sobem de joelhos uma escarpa pedregosa e alcantilada, para rezar a Cristo aos pés de uma árvore, pois ali havia uma catedral que Stalin mandou derrubar. Isso comprova a fé daquelas pessoas, que – numa atitude piedosa – iam implorar àquela árvore, resquício do sagrado, sagrada ela mesma, portanto, o Espírito de Cristo. Regimes tentaram banir a Igreja, mas nunca, jamais conseguiram arranhar a fé.

Sim, a Igreja, ao longo de sua história, tem feito inúmeros serviços sociais, políticos. Tem participado de tantos marcos históricos, que seria necessário escrever-se uma tese de doutoramento para relatá-los. Não me refiro a acontecimentos de cunho eclesiológico, mas a acontecimentos de cunho temporal, como, para não irmos muito longe, a assinatura da Bula Inter Coetera (Papa Alexandre VI), o Tratado de Tordesilhas, e, muito recentemente, vários tratados do Concílio Vaticano II, como o Gaudium et Spes, que, diferentemente do Lumen Gentium, que tratava mais profundamente dos aspectos do clero e sua missão, trata, agora, da participação da Igreja como instrumento social de transformação e fraternidade num mundo conturbado por excesso de materialismo, entre outras questões prementes às quais a Igreja, como sempre fez, não virou as costas: “a explosão demográfica, as injustiças sociais entre classes e entre povos e o perigo da guerra nuclear, entre outros problemas socias e econômicos.” (GS, 46 e ss.). O Gaudium et Spes também ficou notório pela abertura gradativa e permanente da Igreja aos progressos científicos em prol da humanidade. Diz-se, até, que o Gaudium et Spes veio para fazer a Igreja e a Ciência se reconhecerem como irmãs, não como inimigas, antípodas.

Mas tudo isso precisa ter como lastro a oração. A contemplação silenciosa e profunda aos mistérios de Deus. O amor ao Santíssimo Sacrário. O exame de consciência – da própria consciência, não da consciência alheia – ali, diante do Cordeiro de Deus. A súplica sincera a Deus pelo discernimento real do que é e do que não é pecado.

Somos todos pecadores, e a oração nos aproxima de Deus, dando-nos um vislumbre, por meio do Mistério de sua palavra, de onde, como, quando, por quê e contra quem pecamos. E como podemos nos remir dessas faltas. Precisamos fazer esse exame de consciência profunda, precisamos criar intimidade com Deus para discernirmos, em nós, quais são nossos pecados e como podemos, com o auxílio do Espírito Santo, redimi-los, como foi dito.

A vontade de Deus não é o que queremos e como queremos, mas Lea é aquilo que é. Porém, nós, falíveis que somos, só alcançaremos esse conhecimento, ainda que parcial, parcimonioso, graças ao discernimento que a oração sincera fecundará em nossos corações.É a chamada reforma interior. Cada um deve se comprometer à sua própria, e, de coração aberto a Deus, aprender a orar aceitando que “seja feita a Sua Vontade”, não a nossa.

No período composto por coordenação, em que há dois imperativos, “orai” vem antes de “vigiai”. O que isso significa? Significa que a vigília sem oração é exclusivamente secular, e não caracteriza o fideísta, não importando a que religião ele pertença. Significa que a oração precede a ação.

Na oração ecumênica de Cristo, o Pai-Nosso, ele deixa bem claro: “Venha a nós o Vosso Reino”. Não somos nós que alcançamos a Graça, por supostos méritos que tenhamos ou deixemos de ter; ao contrário, é a Graça que vem até nós, pela misericórdia de Deus, no que, na missa latina, chamava-se o Miserere (ouçam-se as missas de Mozart e Bach por exemplo, ou os Réquiens de Brahms, Mozart, Verdi etc., e ali se encontrará o Miserere).

A oração, porquanto nos aproxima de Deus, vai, pouco a pouco, mitigando o pecado da soberba. Passamos, cada vez mais, a nos reconhecer criaturas dependentes do amor de Deus, manifestado na santa natureza, e a reconhecer que por nossa simples consciência, intelectualidade, erudição ou racionalismo, não conseguiremos compreender os altos desígnios divinos.

Há quatro fontes de conhecimento humano: a Teologia, a Filosofia, a Ciência e a Arte. Cada uma dessas fontes contribui com o homem e seu contato com a natureza que o envolve carinhosamente. Todos nós, mesmo que inconscientemente, somos, em nosso pensamento, consequência das quatro fontes de conhecimento.

Com a Filosofia, aprendemos a refinar o pensamento e a adaptá-lo às diferentes categorias da sociedade, pensando-a por diversos prismas e epistemes que se encaixam como num verdadeiro mosaico.

Com a Ciência, saímos do senso comum, aprendemos a ter paciência, a observar experimentos e anotar resultados para uma futura conclusão, aprendemos a pensar a médio e longo prazos, aprendemos a hierarquizar a qualidade e a quantidade de dados empíricos e teóricos, aprendemos a ser flexíveis, pois nem sempre uma hipótese que aventáramos se consolida numa tese que supúnhamos verdadeira.

Com a Arte, aprendemos a apreciar o belo em todas as suas manifestações criadas pelo homem como espelho de Deus. Mesmo com a corrente desconstrucionista, que supostamente propunha que Arte não é apenas o que é belo, o beletrismo ou as Belas Artes, não deixa de ser no belo e na beleza que, afinal, essa premissa se sustenta. O próprio Duchamp assumiu, no fim de sua vida, que o seu urinol, no fim das contas, tratava de reafirmar a beleza do Renascimento. Os gregos já haviam percebido essa possibilidade de contraste no conceito de antiperístase (tratei desse conceito num capítulo de livro que publiquei em Angola sobre a obra de Manuel Bandeira, poeta que nossos patrícios angolanos muito admiram).

Mas e a Teologia? O que aprendemos com ela? Antes de responder a isso, é preciso saber de onde vem a experiência íntima teológica, e em que ela se difere das outras fontes de conhecimento.

A Teologia surge da revelação, não do raciocínio. A fé é sobrenatural, não pode e nem deve ser explicada de modo científico, filosófico ou artístico. A Teologia é a primeira das fontes de conhecimento, primeira até mesmo do ponto de vista cronológico, como nos prova a Arqueologia e a Antropologia, e também a Psicologia. Por isso, é natural que Filosofia, Arte e Ciência se relacionem com a Fonte-Mãe de conhecimento, a Teologia. Mas sublinho a autonomia da Teologia em face das outras fontes.

A fé é suprarracional, prescinde das explicações filosóficas. A fé existe ou não existe. A fé é tautológica, e, no caso dos católicos, diz respeito ao sentimento profundo, à esperança da parousia, da escatologia cristológica. Assim, o campo da Teologia necessita da oração para se manter, porque a oração é a consequência da fé, cuja causa é, para todos nós, um mistério, como nos anuncia a Santa Missa: “Eis o Mistério da Fé”.

A fé sem oração tende a se esvanecer e a se desintegrar. A Teologia se diferencia das outras fontes de conhecimento pelo fato de que não é apenas intelectual, racional, nem diz respeito aos cinco sentidos, nem pode ser alcançada apenas mediante controle estrito de experimentos. A Teologia, por ser suprarracional, possui um elemento que a diferencia de todo tipo de conhecimento humano: a fé.

Não foi à toa que Jesus encareceu tanto esse dom: “Se tivesses fé, ordenarias à montanha e ela se atiraria ao mar”.

- Marcelo Moraes Caetano

34 comentários:

Anônimo disse...

AH 3 MODOS DE SER UM BOM CRISTÃO :

oração

oração e

oração

Cristo acolhe o pecador e diz a ele vai e não peque mais

vc não creem no pecado parece... :(

Mas deus é libertador sim
alguns dos libertados no exodo queiram de volta escravidão no egitoe mesmo CONTRA A VONTADE DELAS a liberdade se tornou realidade

vcs podem não crer no pecado

MAS CRISTO JESUS VENCEUA MORTE O PECADO

E SE VCS SE ENTREGAREMA ELE SERÃO LIBERTOS TB

lembre do q diz o capitulo 1 (ou sera o 2 ???) do livro de SAbedoria

o impio não reconhece mesmoq esta pecando quando peca

maria imaculada RAINHA DO BRASIL

abençoe vcs

Anônimo disse...

A homofobia, o patriarcado e o Capitalismo: O capitalismo e as estruturas patriarcais constituem dois sistemas de dominação que interagem e se alimentammutuamente. A corrente feminista socialista tem demonstrado que a divisãosexual do trabalho, assim como a transmissão de propriedadee posição social do pai para o filho varão, são essenciais para a reprodução do capitalismo e mantêm asubordinação das mulheres. A lógica da genealogia masculina do poder,superada em alguns aspectos jurídicos e formais, tem uma dimensão cultural quedois séculos de lutas pela emancipação feminina – e hoje LGBT – ainda nãoconseguiram superar. Ashomossexualidades colocam em risco esse sistema de perpetuação das classessociais, ao questionar os comportamentos heteronormativos e a própriafamília como forma exclusiva de reprodução da vida. Contra essa “subversão” daordem, os valores religiosos, culturais, jurídicos e mesmo policiais selevantam e constroem a homofobia.

Amercantilização da sexualidade: Osistema hegemônico construiu ainda novas formas de exploração e opressão, queaprisionam os indivíduos, sobretudo os LGBTs, numa lógica de medo – doenvelhecimento, da solidão, da violência – e consumo – de cosméticos, deanti-depressivos, de roupas… Os indivíduos compram, de forma indireta, odesejo do/a outro/a, através de roupas, acessórios, automóveis, cosméticos,anabolizantes. A homofobia cumpre ainda o papel de enclausurar pelo medo osGays e Lésbicas nos guetos e mercados GLS. Essa pressão pelo consumocomo meio de realização pessoal é ainda mais perversa para os gays dasperiferias que se submetem até mesmo a jornadas mais intensivas de trabalhopara ter acesso a esses bens de consumo. Ainda assim são vistos e oprimidospelos seguimentos mais ricos dos LGBTs por outras clivagens que sustentam ocapitalismo: a étnico-racial, a geográfica, a de classe…


DESTRUIR A FAMILIA FAZ PARTE DOS DESEJOS SOCIALISTAS MARXISTAS

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

sou o memos anonimo o um e o dois

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

MUITO INTERESANTE MUUUUUUUUUUUITO ESCLARECEDOR TB

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

gente ler santo agostinho o livro de sabedoria ezequiel e etc ninguem le ne ......

Equipe Diversidade Católica disse...

Vamos lá: em primeiro lugar, pedimos desculpas pela demora em intervir, mas temos apenas uma pessoa disponível esta semana e ela não teve acesso a computador de ontem para hoje.

Antes de mais nada, estamos removendo os comentários nos quais detectamos termos mais agressivos ou pejorativos, ok? Achamos importante, como sempre dissemos, manter o nível de respeito na linguagem usada nos comentários do blog, está bem?

Dito isso, prossigamos. :-)

Equipe Diversidade Católica disse...

O comentário do Anônimo 1 gerou uma resposta de uma Anônima que fez algumas colocações mto importantes às quais sentimos que precisamos responder. Por isso, retiradas as partes em que ela utiliza uma linguagem mais agressiva em relação ao Anônimo 1, vamos reproduzir seu comentário aqui, apagando o comentário na íntegra original:

"Há uma clara contribuição do, podemos dizer, anônimo numero 2, em relação a discussão. Ele traz um ponto de vista sociológico relevante e com argumentos equilibrados. Sou psicóloga há 28 anos, pôs-doutora em psicanálise, catolica de nascença, e, se me permitem, nao consigo compreender por que um site que traz, cada vez mais, discussões num nivel tao elevado de compreensão e solidariedade crista, como o de voces, permite que uma pessoa ***, bem, como é por que voces "dialogam" com alguem de um nível tao inferior ao das discussões que poderiam ser aqui travadas? *** Tenham VERDADEIRA compaixão dele, nao dando a ele um lugar tao privilegiado em um local que poderia ser tao saudável em termos de discussão. Tenho um filho homossexual, juiz de direito numa das maiores capitais brasileiras, e cuja ética e hombridade transcendem em muito ***. Meus queridos, elevem a discussão. Essa pessoa tem o que se pode chamar retórica de Maquiavel: vence quem da o primeiro grito. E como já percebi há muito tempo, voces nao estao no mesmo nível. Voces nao querem gritar, como um Silas Malafaia, por exemplo. Voces possuem a humildade de se reconhecerem pecadores, como esse excelente articulista, excelente escritor, cuja obra fala por si mesma, no Brasil e no exterior, Marcelo Moraes Caetano, mas essa pessoa, *** merece apenas o vácuo do silencio. *** Tenham misericórdia dele e silenciem ***. Trata-se de uma escolha dele e nenhum profissional pode interferir nela."

Anônimo disse...

DESTRUIR A FAMILIA FAZ PARTE DOS DESEJOS SOCIALISTAS MARXISTAS

pq ser católico e aporvar este tipo de ideologia.....

Anônimo disse...

pq aprovar o ativismo lgbt q quer destruir a familia pq a considera fonte de orpesão ???

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Equipe Diversidade Católica disse...

Reiterando: pedimos desculpas ao Anônimo 1 pela demora em remover o comentário a ele dirigido, e à Anônima por termos tomado a liberdade de "editar" o seu comentário. Esperamos que vcs possam compreender (1) que somos humanos, fazendo um trabalho voluntário neste blog, em meio às obrigações do dia-a-dia, e nem sempre podemos ter a agilidade que gostaríamos; e (2) que realmente procuramos evitar que os comentários aqui postados se reduzam ao bate-boca e à troca de farpas.

Anônimo disse...

e não tem anonimo um ou 2 sou so uma pessoa poxa. ja disse

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADO

Rodolfo Viana disse...

Oi Anônimo,

aqui é o Rodolfo conversamos outro dia por aqui.

Consigo entender a senhora que fez o comentário lhe apontando algumas coisas.

Estamos tentanto dialogar com você tanto eu quanto a Equipe e não temos sucesso.

Há momentos em que vc já comentou mais de 48 vezes o mesmo post. Não que eu esteja restringido-o, afinal este espaço é de qualquer leitor. Mas, as vezes a maneira como vc se comunica deixa nos transparecer a angustia que você passa. Talvez por isso a senhora foi tão firme no comentário dela a seu respeito.

Não que ela ou eu, ou nós tenhamos razão. Mas, não gostaria de lhe destinar o silencio como temos feito, mas sim partilhar com vc o amor que envolve nossa vivência cristã. Se vc tiver aberto de coração a esta partilha estarei sempre aqui e a Equipe por traz do blog também.


:)

Um Fraterno Abraço;

Rodolfo Viana

Anônimo disse...

Si en medio de las adversidades persevera el corazón con serenidad, con gozo y con paz, esto es amor. Santa Teresa de Jesús.

quando lia oq ela me dizia sentia isto

isto é amor

DEUS ME DEU A GRAÇA DE AMAR .
agora poso dizer sou cristão
fui ofendido pelo nome dEle e ainda por cima amo

louvado seja Deus nunca vou me calar nunca vou cansaer de dizer CRISTO TRAZ VIDA PLENA ALEGIRA E SANTIDADE

Anônimo disse...

rodolfo

DESTRUIR A FAMILIA FAZ PARTE DOS DESEJOS SOCIALISTAS MARXISTAS

pq ser católico e aprovar este tipo de ideologia.....

Anônimo disse...

so cristo traz liberdade o pecado so gera morte escravidãoe dor

louvado seja senhor

Equipe Diversidade Católica disse...

Dito e reiterado isso, vamos ao tema em pauta: por que temos permitido que o Anônimo 1 poste o tipo de comentário que ele tem postado no blog.

Antes de mais nada, agradecemos à Anônima sua presença aqui e suas palavras elogiosas ao nosso trabalho. Esse tipo de "reforço positivo" é sempre um alento em meio às tempestades e momentos difíceis.

Com relação ao Anônimo 1: comentários como esses têm sido objeto de constantes debates entre os membros do Diversidade Católica, e não só entre os colaboradores diretos do blog. Adotamos a política de não moderar comentários, e de permitir comentários anônimos, partindo de um princípio de confiança mútua entre os administradores do blog e os leitores: confiamos nos nossos leitores, e esperamos que eles possam confiar também em nós, em nossa boa vontade e tentativa honesta e sincera de manter aqui um espaço de diálogo. Não pretendemos censurar ninguém, mesmo (e principalmente) quem pensa diferente de nós. Desse modo, continuamos mantendo os comentários sem moderação porque não desejamos abrir mão desse princípio de confiança mútua entre nós e os leitores do blog.

Nossa única preocupação é evitar justamente que se ultrapasse um determinado nível de ofensa e agressões - como aconteceu aqui de ontem para hoje. Por isso, eliminamos sempre comentários com desqualificações ou termos pejorativos, mas se alguém diz: "acho que vocês são pecadores", não. Porque, por mais incômodo que seja para nós ter um dedo apontado em nossa direção, nos julgando, procuramos dar a essa pessoa o direito de expressar e defender a sua opinião - ainda que não concordemos com ela.

Anônimo disse...

brigado pelo espaço

tentam me responder

1) vcs acreditam em pecado ?
2) como é o pecadoq vc acreditam ?
3) se o grupo lgbt tem origem feminista e marxista vcs repudiam tais ideias ?
4) vc compactuam com os pontos de vista do ativismo lgbt no Brasil
5) o ativismo lgbt no Brasil é intolerante ?
6) pq vcs não me responderam antes e o mais rapido possivel se criam na existencia do pecado ou não ?

Anônimo disse...

com saberemos mais quado uma doutrina de igreja esta certa .

quer dizer a tradição de sempre não pode

a intepretação ams comum da biblia tb não pode

o magisterio tb não pode

emq vcs creem ... na opnião de alguns terologos
vcs não crrem nels so qpd efendem a pratica sexual homo não e ...
pq mais razoes vcs creem nele

da onde vira a infalibildade

Jesus cristo fal em minha vida
desde q converti tenho me sentido tão mehlor
fezli calmo

se o q vcs disserem for verdade tudoq vivi foi alucinação ????
pq Jesus confirmaria mniha fe em doutrinas erradas e falsas ?

Rodolfo Viana disse...

Assim que puder partilharei minha visão com vc. Pode ser?



:)

Rodolfo Viana

Anônimo disse...

se vc conseguir entender meu portugues .....

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
to ás ordens

Equipe Diversidade Católica disse...

Procuramos, dentro da nossa limitada capacidade de discernimento, ser coerentes com os princípios em que acreditamos. Nessa medida, damos espaço para pessoas que se expressam como o Anônimo acima porque não nos parece que o mais importante, aqui, seja chegar a uma conclusão sobre quem está errado ou certo. Procuramos ser fieis e honestos com aquilo que vivenciamos: uma mensagem de amor e fraternidade entre irmãos, para a construção de um Reino aqui e agora, em que ninguém é incluído por seus méritos, mas pela gratuidade do amor irrestrito e incondicional do Pai amoroso, que perdoa todas as nossas falhas - e, por isso mesmo, não cabe a ninguém, nem a nós, excluir ou julgar quem quer que seja.

Do mesmo modo, temos a certeza de que o Anônimo acima expressa e defende os valores em que acredita. Suas palavras muitas vezes nos transmitem uma imensa angústia e dor, e isso - tomar consciência do sofrimento de um irmão - nos causa uma dor indizível, e sofremos com ele. Porém, não estamos aqui para brigar nem ver quem "ganha" o debate. Limitamo-nos a expressar aquilo que é a verdade que sentimos em nossos corações.

E, porque não pretendemos "ganhar" a discussão, uma vez que expusemos nossos pontos de vista e aquilo em que acreditamos da maneira mais clara que nos foi possível, sempre que sentimos que, dentro das nossas limitações, não temos como entrar em um diálogo verdadeiro, sem entrar no cabo-de-guerra para decidir quem está certo ou errado, quem perde e quem ganha, optamos por silenciar.

Anônimo disse...

Suas palavras muitas vezes nos transmitem uma imensa angústia e dor, e isso - tomar consciência do sofrimento de um irmão - nos causa uma dor indizível, e sofremos com ele.

realmente lamentoa dor indizivel q vcs acham q SOU eu q CAUSO

mas dizer um simples
1 sim
2 não
3 não cremos nistonão
4 sim
e
etc por exemplo não conduzira a cabode guera algum levara so a minha mente a entender no q vcs creem

Anônimo disse...

são pedor nos diz sejam sempre prontos a dizer a causa de vossa espernça eu pergunto

pergunto de novo

e de novo

e vcs não dão razão nehuma da esperança de vcs .....

Equipe Diversidade Católica disse...

Tem sido uma grande graça para nós a profusão de importantes reflexões e debates que essa questão toda tem suscitado entre nós, como grupo e individualmente.

A principal dessas reflexões talvez seja que percebemos, no caso deste Anônimo, que ele precisa de acolhimento - talvez mais do que nós que aqui estamos, moderando o blog ou participando do DC. E talvez precise mais disso do que simplesmente de qualquer resposta que possamos dar.

Portanto, você pode ter a certeza, caro Anônimo, que mesmo quando silenciamos - ou sobretudo quando silenciamos - você permanece em nossos corações.

Quanto às suas perguntas, vamos respondê-las com o cuidado e atenção que merecem num post específico sobre isso. Ok?

Equipe Diversidade Católica disse...

Por fim, querida Anônima e demais leitores deste blog: ficamos felicíssimos com seu interesse em criar, aqui, um espaço para aprofundamento e reflexão dos temas propostos nos textos que escolhemos postar aqui. Este espaço está franqueado à participação de todos. Sintam-se perfeitamente livres para expressar e compartilhar, conosco e com os demais leitores, seus pontos de vista, opiniões e impressões.

Estamos muito felizes, aliás, com esta discussão que está acontecendo aqui e agora sobre os limites da expressão e a possibilidade de se estabelecer um diálogo verdadeiro e honesto.

E, caso surjam comentários com cujo conteúdo ou tom não concordem, fiquem também à vontade para comentar apenas aquilo que tiver chamado sua atenção ou despertado o seu interesse, ok?

Vamos amar receber também comentários neste sentido.

E deixamos aqui uma pergunta, que temos nos feito diariamente: como fazer para contribuir para a construção de um mundo verdadeiramente fraterno, em que as diferenças possam conviver de maneira respeitosa? Como se faz isso? Não sabemos, mas estamos tentando descobrir. Se vocês puderem nos ajudar, agradecemos muito, e cresceremos juntos.

Um grande beijo a todos.

Equipe Diversidade Católica

Anônimo disse...

esta parte merece tradução pra portugues

com saberemos mais quado uma doutrina de igreja esta certa .

quer dizer a tradição de sempre não pode

a intepretação ams comum da biblia tb não pode

o magisterio tb não pode

emq vcs creem ... na opnião de alguns terologos
vcs não crrem nels so qpd efendem a pratica sexual homo não e ...
pq mais razoes vcs creem nele

da onde vira a infalibildade

Jesus cristo fal em minha vida
desde q converti tenho me sentido tão mehlor
fezli calmo

se o q vcs disserem for verdade tudoq vivi foi alucinação ????
pq Jesus confirmaria mniha fe em doutrinas erradas e falsas

esta parte merece tradução pra portugues

como saberemos mais quando uma doutrina de igreja esta certa ?

quer dizer a tradição de sempre não pode

a intepretação mais comum da biblia tb não pode

o magisterio tb não pode

em q vcs creem ?
na opnião de alguns terologos ....
vcs não creem neles só quando defendem a prática sexual homo ??? não é ...
duvido


pq mais razoes vcs creem neles ?

da onde virá a infalibildade ?

Jesus Cristo fala em minha vida
Desde q converti tenho me sentido tão melhor
feliz
calmo

se o q vcs disserem for verdade tudo q vivi foi alucinação ????

pq Jesus confirmaria mniha fe em doutrinas erradas e falsas ?

se a opinão de qualquer teologo for sempre certa quem nos defendera quando outros teologs no futuro falarem
sei la q estrupro
necrofilia
adulterio
sexo antes do casamento

tb não soa condutas prejudicias a alma ....

algumas centenas de pessoas a mair vão se perder
ir pro inferno
a iniquidade reinara na terra.....

Ou não ?????
pq ????

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...