sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ao meu irmão amado




Tenho pensado quieta, nesses dias abafados sobre o Deus que fala no silêncio do meu coração. Ele está em mim e, por isso, tenho plena confiança nas palavras Dele, sempre gentis nos meus momentos de maior dúvida.

Vivo num mundo de homens. A criatura mais perfeita de Deus e também aquela única capaz de desejar se igualar a seu criador “comendo do fruto do Bem e do Mal”. Na minha opinião, o pecado original pelo qual sofremos até hoje é o julgamento.
Um dia quisemos discernir o Bem do Mal e esta era a única árvore que não nos podia pertencer. Só a Deus cabe julgar bons ou maus. Entendo que, a partir do momento que o homem aponta e denigre aquilo que julga mau e mata ou ofende por aquilo que considera bom, sem tentar conhecer de fato o objeto de seu julgamento, aí estaria realmente em pecado. Pra ser mais clara, o preconceito de qualquer tipo, pra mim, é o que comumente chamam de pecado porque é um pré julgamento de uma característica de algum de seus irmãos que foi criado pelo mesmo Deus de amor que criou você.

Jesus, nosso Messias, veio para que todos fossem dignos do Reino de Deus. O Verbo se fez carne para que toda a humanidade soubesse que a divindade está todo o tempo com ela e que somos irmãos, não importa em que acreditemos. Que devemos ser justos, acolhedores, amorosos, que devemos – por mais caro que seja muitas vezes – relevar as mágoas porque também magoaremos o próximo e que devemos viver em sociedade e que esta vida na Terra, que ganhamos pela glória de Deus, é uma bênção que deve ser desfrutada todos os dias com nossos irmãos na paz e no companheirismo.

Nosso Cristo nos ensinou também que cada tempo e cada grupo tem seus costumes e que, no fim, dois mandamentos resumem a Lei: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”. Deus está em mim e, para amar ao próximo como a mim mesma, é preciso amar a mim intensamente! É preciso ter confiança naquilo que sou. É preciso conhecer-se profundamente, mergulhar em si e encontrar o Sagrado que há dentro de cada um. Depois que o Senhor que conversa com meu coração me inspirou a correr atrás de mim mesma, fortalecer minha consciência e minha auto-confiança, entendi que a doutrina é uma Lei de homens que acreditamos estarem certos, que seguimos, mas de quem também discordamos. Não é errado discordar. A Igreja não pode se cristalizar nela mesma porque o mundo evolui e aquilo que não consegue acompanhar o giro do mundo, fica para trás. Veja, estou falando da Instituição, não do homem Jesus Cristo. A mensagem Dele é para todos e para todo o tempo do mundo. É uma mensagem de libertação, de alegria de viver e de fé.

Rezo muito. Rezo o tempo todo. Ultimamente tenho cantado músicas da missa em todo lugar, a todo tempo. É como uma foto que relembra alguém que amo e isso conforta meu coração no meio do mundo de correria e caos. Quando entro numa igreja procuro a caixinha de água benta; isso me traz conforto também. Muitas coisas que aprendi quando pequena já ficaram para trás, como, por exemplo, o tradicional “como era no princípio, agora e sempre. Pelos séculos e séculos, amém!”. Pois é, perdeu-se o “Pelos séculos e séculos”. A missa já foi em Latim, já deixou de ser, e, hoje, pode ser que seja de novo. A regra muda, as pessoas mudam. A instituição muda. As homilias nunca são iguais, há sempre uma nova interpretação para o mesmo versículo da nossa amada Bíblia que tem inclusive interseções com nossos irmãos judeus e muçulmanos de costumes tão diversos aos nossos.

Meu irmão que me lê, hoje eu escrevo com carinho para você. Te mandaria uma carta para que você pudesse sempre guardar e lembrar que você é uma criação perfeita como todos os filhos de Deus e a sua responsabilidade no mundo e conhecer-se, ser gentil para com seu irmão e ser plenamente feliz. A religião deve nos ajudar nesse caminho, deve facilitar a caminhada; nunca ser uma pedra ou uma fonte de discórdia ou angústia. Deus não está no céu; Deus não está num templo; Deus está dentro de você mesmo.

Fique em paz.
Com amor,
Zu

5 comentários:

Lorena disse...

Que lindo texto!

Obrigada pelas palavras que preencheram meu início de fim de semana. Deus te abençoe, Zu!

zamici disse...

Deus conosco Sempre ; Paz maior na presença reconhecida n'Outr@!!!

Zu. disse...

Que vocês fiquem sempre em paz e que vejam a maravilha de cada minuto da vida.
Um abração apertado.

Val disse...

Zu,
obrigada pelas palavras. a paz de Cristo no abraço apertado e um beijo no coração

Zu. disse...

Val, obrigada a você por estar com a gente!
Um beijo grande e que o Natal seja um farol de felicidade! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...