terça-feira, 21 de junho de 2011

Pai, Filho e Espírito: comunhão de amor


Compreender o mistério da Santíssima Trindade é uma das grandes questões do Cristianismo. O Deus Uno e Trino surpreende a humanidade revelando suas três faces distintas e ao mesmo tempo uma só. Pai, Filho e Espírito Santo unidos comunitariamente mostram-se únicos, com características próprias e intransferíveis.

Deus-Pai, o Amante, o Criador supremo do universo e de todas as suas criaturas. Deus-Filho, o Amado, aquele em quem o Pai pôs sua complacência, aquele que revela para a humanidade a face do Pai. Deus-Espírito, o Amor, aquele que comunica e permite ao homem compreender ainda que limitadamente a grandeza desse mistério. Nos três, a figura característica de cada um.

Jesus Cristo, o Filho e a Segunda Pessoa, a expressão maior do Amante e do Amor: é aquele que se faz homem para revelar à humanidade o amor do Pai por sua criação e abrir caminho para que pudéssemos um dia experimentar a plenitude do Espírito que nos envolve e ilumina. É Jesus quem vai nos dizer por diversas vezes que quem O vê, vê o Pai ou ainda que para conhecer o Pai basta que O conheçamos. Também é Jesus quem vai nos prometer o Espírito Revelador que advogará nossas causas e nos inspirará a grandes obras e a nos fazer constantemente semelhantes ao Criador.

A Trindade revela em Jesus Cristo a sua plenitude e nos convida a amá-la e a nos unir enquanto irmãos e irmãs para também sermos um único povo amado por Deus, vivendo entre nós a comunhão experimentada pelas três pessoas divinas onde nada é separação ou dúvida ou injustiça. Refletir sobre a Trindade é refletir sobre o que podemos fazer para viver em comunhão com nossos próximos, para sermos um mesmo sendo bilhões, para experimentarmos já nesta vida a vida plena, prometida por Deus aos seus filhos.

Texto para sua reflexão:
Jo 16, 12-15

- Gilda Carvalho
Reproduzido via Amai-vos, com grifos nossos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...