segunda-feira, 20 de junho de 2011

O essencial do credo


Ao longo dos séculos, os teólogos cristãos têm elaborado profundos estudos sobre a Trindade. No entanto, bastantes cristãos de nossos dias não conseguem entender o que essas admiráveis doutrinas têm que ver com suas vidas.

Ao que parece, hoje precisamos de ouvir falar de Deus com palavras humildes e simples, que toquem nosso pobre coração, confundido e desanimado, e revigorem nossa fé vacilante. Nós precisamos, talvez, recuperar o essencial do nosso credo e aprender a vivê-lo com uma nova alegria.

“Creio em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra”. Não estamos sós ante os nossos problemas e conflitos. Não somos esquecidos. Deus é o nosso “Pai” querido. Desse modo era chamado por Jesus e assim é chamado por nós. Ele é a origem e o objetivo da nossa vida. Todos fomos criados por amor e seu coração de Pai nos espera no final da nossa peregrinação por esse mundo.

Hoje, seu nome é esquecido e negado por muitos. Os nossos filhos vão se afastando dele, e nós que acreditamos não sabemos lhes contagiar a nossa fé, mas Deus continua nos olhando com amor. Embora vivamos cheios de dúvidas, não temos que perder a fé em um Deus criador e Pai porque iríamos perder a nossa ultima esperança.

“Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor”. É o grande presente que Deus fez ao mundo. Ele nos contou como é o Pai. Para nós, Jesus nunca será mais um homem. Ao olhá-lo, vemos o Pai: nos seus gestos captamos a sua ternura e a sua compreensão. Nele podemos sentir ao Deus humano, próximo, amigo.

Este Jesus, o Filho amado de Deus, nos animou para a construção de uma vida mais fraterna e feliz para todos. É o que o Pai mais deseja. Além disso, ele nos indicou o caminho a ser percorrido. “sede vós compassivos como compassivo é o vosso Pai celeste”. Se esquecermos de Jesus, quem irá ocupar o seu vazio? Quem poderá nos oferecer a sua luz e a sua esperança?

“Creio no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida”. Este mistério de Deus não é algo distante. Está presente no profundo de cada um de nós. Podemos entendê-lo como o Espírito que alenta as nossas vidas, como o Amor que nos leva para aqueles que sofrem. Este Espírito é a melhor coisa que temos dentro de nós.

- José Antonio Pagola
Reproduzido via Amai-vos, com grifos nossos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...