quarta-feira, 22 de junho de 2011

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo


Quando enviou os discípulos em missão, Jesus os aconselha a ir às nações ensinando-as a Boa Nova e batizando os convertidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Este é o sinal do cristão e significa a presença da Santíssima Trindade desde sempre unida à humanidade.

Em nome do Pai, Deus de amor e de misericórdia, criador de todas as criaturas que nos fez semelhantes a Ele e nos criou para a vida em abundância. Em nome do Filho, Jesus Cristo, irmão nosso, que se tornou humano para que, experimentando a humanidade, demonstrasse a divindade que Nele habitava. Em nome do Espírito Santo, espírito de amor que a todos resgata e impulsiona a dar continuidade ao projeto de Deus.

O texto do evangelho de São Marcos (Mc 12, 38-44) que relata o envio dos apóstolos termina com a promessa: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mc 12,44). Poder experimentar essa presença de Jesus em nossa vida é testemunhar a marca da Trindade em nossa alma. É poder todos os dias louvar a Deus, reverenciando-O por seu eterno amor. É ter em Jesus Cristo o exemplo de vida e missão. É deixar o Espírito soprar como quer, levando-nos ao encontro do outro, conduzindo-nos por caminhos inimagináveis e orientando-nos naqueles momentos confusos onde a razão humana não encontra explicação.

Jesus Cristo nos revela a Trindade, convidando-nos a amá-la. Esse convite estende-se a outro que nos exorta a vivermos unidos como irmãos e irmãs para que também sejamos um único povo amado por Deus, que vive a plenitude da comunhão experimentada pelas três pessoas divinas onde nada é separação ou dúvida ou injustiça. Quando nos propõe a Solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja nos convida a refletir sobre esse mistério de nossa fé sobre a contribuição que devemos dar para viver em comunhão com nossos próximos, para sermos um mesmo sendo bilhões e para experimentarmos já nesta vida a vida plena, prometida por Deus aos seus filhos.

Possamos, pois, sentirmo-nos unidos irremediavelmente à Trindade Santa, de onde emanam o amor, a harmonia e o exemplo perfeito da vida em comunidade. Lembremo-nos que ao fazer o Sinal da Cruz em nossos rostos, estamos testemunhando com um sinal vivo que somos Filhos de Deus e chamados a viver em comunhão. Que a cada dia nos sintamos abençoados por Ela e, ao evocarmos seu Santo Nome, possamos nos sentir realmente reunidos, enviados e amados.

Que assim seja, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Texto para oração:
Mc 12, 38-44, Mt 28, 16-20 e Jo 3, 16-18

- Gilda Carvalho
Reproduzido via Amai-vos, com grifos nossos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...