domingo, 22 de maio de 2011

Eu dou vida em abundância para TODOS

Arte: Mark Boyle

Em várias ocasiões Jesus se apresenta como um pastor de ovelhas, e é natural que isso aconteça já que o pastoreio é uma atividade típica da região e da época em que Ele viveu. Em Jo 10, 1-10, Ele nos dá algumas pistas de como exerce o seu pastoreio e sobre como reconhecê-Lo diante de tantos falsos pastores que se apresentam.

Primeiro, Ele diz a cada um de nós, as suas ovelhas, que é necessário entrar no redil e essa entrada só pode ser pela porta. “Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz.” (Jo 10, 1-3a) Aqui, podemos apreender uma alusão à sua precedência no Reino. Somos salvos por Jesus, a quem o porteiro abre a porta porque O reconhece. É Ele quem chega primeiro ao reino e, de lá, chamará a cada um de nós.

Ele nos chamará pelo nome, tal como diz o evangelista: “ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora” (Jo 10, 3b). Jesus conhece cada um de nós dentro de seu misericordioso coração onde sempre seremos únicos e queridos desde sempre por Deus Pai.

“O bom pastor caminha à frente de suas ovelhas e elas o seguem porque conhecem sua voz.” (Jo10, 4b) Só a experiência de encontro com Jesus Cristo fará com que possamos reconhecer sua voz e o seu chamado único.

O evangelista também nos dirá que os discípulos não entenderam o que Jesus queria dizer ao se proclamar bom pastor. Da mesma forma, muitas vezes também não entendemos o que ele nos diz com isso. E, Jesus, na sua eterna misericórdia, irá explicar o que significava aquelas palavras e terminará com uma afirmação que nos espanta pela força de sua gratuidade: eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância! (Jo 10, 10b).

Através de Jesus, Deus Pai não nos dá uma vida qualquer, mas uma vida plena, abundante. E isso Ele a dá para todos os seus filhos: de todas as classes, de todas as raças, de todas as escolhas religiosas, morais ou éticas. A todos, sem distinção alguma. Receber e acolher a vida em abundância requer entrar pela porta que o pastor abriu, requer abrir as portas do nosso coração e tirar de dentro dele tudo o que divide, tudo o que pré-conceitua, toda a autopiedade que nos faz acreditar não-merecedores dessa vida que Deus nos dá.

Recebamos, pois, do Bom Pastor, a vida em abundância e a proclamemos aos outros, sem medo de afirmar que ela é para todos. E mais: lutemos para que não seja negada a nenhum ser humano. Só assim estaremos seguindo a voz do Bom Pastor.

Texto para sua reflexão: Jo 10, 1-10

- Gilda Carvalho
Reproduzido via Amai-vos, com grifos nossos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...