quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cristo não é a Igreja

Foto: flor m.

No final da Última Ceia, Jesus começa a se despedir dos seus, Ele já não estará muito tempo com eles.Os discípulos estão confusos e atemorizados. Embora não lhes fale claramente, todos têm a intuição que, em breve, a morte arrebatará Jesus do seu lado. O que será deles sem Jesus?

Jesus vê os discípulos arrasados. Está na hora de reafirmá-los na fé ensinando-lhes a acreditar em Deus de forma diferente: "Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, credes também em mim". Eles têm que continuar a confiar em Deus, mas no futuro, também têm que acreditar nele, pois ele é o melhor caminho para acreditar em Deus.

Jesus, então, descobre-lhes um novo horizonte. A sua morte não tem por que destruir sua fé. Na verdade, Jesus os deixa para se encaminhar ao mistério do Pai. Mas não vai se esquecer deles. Continuará a pensar neles. Ele vai lhes preparar um lugar na casa do Pai e um dia voltará para levá-los com Ele. Finalmente estarão juntos de novo, para sempre!

Os discípulos acham difícil acreditar numa coisa tão grande. No seu coração despertam todos os tipos de dúvidas e perguntas. Conosco acontece algo parecido. Não é isso tudo um lindo sonho? Não é uma ilusão? Quem pode nos garantir um tal destino? Tomé, com seu habitual senso de realismo, só faz uma pergunta: Como podemos saber o caminho que conduz ao mistério de Deus?

A resposta de Jesus é um desafio inesperado: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Não é conhecida na história das religiões uma afirmação tão ousada. Jesus se oferece como o caminho que nós podemos percorrer para entrar no mistério de Deus Pai. Ele pode nos descobrir o segredo último da existência. Ele pode nos comunicar a vida plena que anseia o coração humano.

Hoje são muitos os homens e as mulheres que ficaram sem caminhos para Deus. Eles não são ateus. Nunca rejeitaram Deus de sua vida de forma consciente. Eles próprios nem sabem se acreditam ou não. Simplesmente deixaram a Igreja porque não encontraram nela um caminho atraente para procurar com alegria o derradeiro mistério da vida que os crentes chamam de "Deus".

Saindo da Igreja, alguns abandonaram Jesus, ao mesmo tempo. A partir destas modestas linhas, eu quero dizer algo que muitos intuem. Jesus é maior do que a Igreja. Não confundais Cristo com os cristãos. Não confundais o Evangelho com os nossos sermões. Mesmo deixando tudo, não fiqueis sem Jesus. Nele encontrareis o caminho, a verdade e a vida, que nós não temos sabido mostrar. Jesus pode vos surpreender.

- Jose Antonio Pagola
Reproduzido via Amai-vos, com grifos nossos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...