terça-feira, 24 de maio de 2011

Caminho, verdade e vida

Foto: navdog

Durante a Última Ceia, Jesus faz um longo discurso aos apóstolos no qual fala sobre os acontecimentos que sucederiam àquela noite e os discípulos mostravam-se confusos sobre suas palavras. Foi quando o Mestre lhes indica: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.” (Jo 14, 6).

Confusos, ainda, perguntam (por Felipe) como ver o Pai. E o Mestre continua: "Quem me vê, vê o Pai... Eu estou no Pai e o Pai está em mim... acreditem pelas obras que faço: quem acreditar fará obras maiores." (Jo 16, 11, ss). E finaliza avisando de que irá voltar para o Pai.

Depois da Morte e Ressurreição de Jesus, naqueles primeiros momentos da pregação dos apóstolos, muitas vezes a confusão deve ter invadido o coração daqueles homens: para onde vamos? Por onde caminhar? O que significava tantos ensinamentos? Como colocá-los em prática?... E as palavras de Jesus voltam a soar como uma promessa: Ele é o caminho, a verdade e a vida!

Ter os olhos fixos nos passos de Jesus para segui-Lo é tê-Lo como Caminho, Verdade e Vida. Muitas vezes o cotidiano nos assombra e perturba, tornando nosso horizonte nebuloso e também nos perguntamos tal como os apóstolos de outrora: por onde ir? E lá está novamente a promessa de nossa fé: o Cristo a quem devemos amar e seguir.

Caminhar nos passos de Jesus Cristo é pisar na terra firme, ainda que Seus passos nos pareçam levar por caminhos desconhecidos. Acreditar na verdade de suas palavras é ser capaz de testemunhar que é possível ao amor vencer o medo e a morte. Beber de Seus ensinamentos é estar constantemente ligado à fonte de água vida, da verdadeira vida, daquela que não se esgota nunca, que nasce do Pai desde sempre e nos leva à eternidade!

Por isso, quando Se apresenta como Caminho, Verdade e Vida, Jesus não deixa somente uma pista de ação, mas dá-Se a Si mesmo para que possamos mostrar ao mundo que é possível viver no amor do Pai.

Texto para sua reflexão: Jo 14, 1-12

- Gilda Carvalho
Reproduzido via Amai-vos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...