domingo, 17 de abril de 2011

Sobe a Jerusalém

Foto: ®oland

Na ocasião da festa da Páscoa, era costume dos judeus peregrinar até Jerusalém, a cidade santa. Maria fizera o percurso entre Nazaré e Jerusalém inúmeras vezes em sua vida, mas um, em especial, a marcará para sempre: aquele em que verá seu filho ser morto e, dos mortos, ressuscitar.

Maria conhecia seu filho e seu povo. Por isso, certamente já devia perceber que algo não ia bem e que se tentava prender Jesus. Era mais uma vez o mistério de Deus invadindo sua vida: por quê? Por que matar aquele que só faz o bem? Por que prender aquele que só tem palavras de verdade e de vida? Por que...?

Imagino-a caminhando pelas estradas em silêncio. O mesmo silêncio que calou seu coração na gruta em Belém. O silêncio daqueles que estão prestes a presenciar acontecimentos que não se explicam senão pela fé. E será lá, na cidade santa, que fará sua oferta. Desta vez, não mais pombas e rolas, mas o próprio filho!

Talvez Maria não imaginasse que a morte de Jesus fosse acontecer tão abrupta e brutalmente. Talvez não imaginasse que fosse acontecer naquele momento. Mas sabia que algo aconteceria naquela Páscoa. E, assim, com o coração silenciado pela dor assistiu uma vez mais ao mistério de um Deus que se curva à humanidade e se entrega a ela para, deste modo, salvá-la.

O coração da Maria que celebra a Páscoa em Jerusalém é um coração que é todo oferta. Ali, Ela devolve a Deus o menino que carregou em seus braços, a quem educou, a quem deu de comer, a quem viu crescer, tornar-se homem e transformar a vida de tantos outros homens e mulheres pelo simples poder de amá-los incondicionalmente. Ali, após sentir a dor maior que uma mãe pode sentir – a da perda de seu filho amado – será recompensada com a experiência da vitória da vida sobre a morte.

A celebração da Páscoa para Maria nunca mais será a mesma. Para que possamos também viver a Páscoa de uma maneira nova, aproximemo-nos dos mistérios que brevemente iremos recordar com o mesmo coração que Maria levou à Jerusalém: um coração de silêncio e escuta, para que, assim, possamos tirar melhor proveito do que Deus quer renovar em nossa Páscoa hoje.


Texto para oração:

Sobe à Jerusalém, Virgem Oferente sem igual
Vai, apresenta ao Pai seu Menino-Luz que chegou no Natal
E, junto à sua Cruz, quando Deus morrer fica de pé
Sim, Ele te salvou, mas o ofereceste por nós com toda a fé.

Nós vamos recordar esse sacrifício de Jesus
Morte e ressurreição, vida que brotou de sua oferta na Cruz
Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oração
Culto agradável a Deus
É fazer a oferta do próprio coração.


- Gilda Carvalho
Originalmente publicado no Amai-vos. Grifos nossos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...