terça-feira, 29 de março de 2011

Frente pela Cidadania LGBT é relançada em Brasília

Foto: José Varella

Foi relançada nesta terça-feira (29), a Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), com solenidade comandada pelos coordenadores, deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) e senadora Marta Suplicy (PT-SP), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

Com o apoio de 175 parlamentares, a Frente vem dar suporte político no Congresso a projetos que tenham por objetivo ampliar e garantir os direitos da população LGBT. Segundo Jean Wyllys, já existe prioridades a serem debatidas como a de tocar o projeto de criminalização da homofobia no Senado e a PEC da união civil entre pessoas do mesmo sexo, na Câmara. As pautas e demandas do movimento serão definidas em reuniões quinzenais, no gabinete da vice-presidência do Senado.

Durante seu discurso, a senadora Marta Suplicy declarou que o Brasil retrocedeu no reconhecimento dos direitos dos cidadãos LGBT e, com isso, foi deixado para trás por países que eram mais conservadores, como Argentina, Portugal e Espanha.

Participaram da cerimônia as senadoras Vanessa Grazziottin (PCdoB-AM), Marinor Brito (PSOL-PA) e Lídice da Mata (PSB-BA), as deputadas federais, Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), também presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Fátima Bezerra (PT-RN), Janete Rocha Pietá (PT-SP) e, Erika Kokay (PT-DF), os deputados Dr. Rosinha (PT-PR) e Artur Bruno (PT-CE), além da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, representantes dos ministérios da Cultura, da Saúde, integrantes e lideranças de movimentos sociais nacionais e internacionais ligados à causa LGBT.

Por Bruno Feitosa, com agências Senado e Câmara.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...