sexta-feira, 18 de março de 2011

A fé católica supera barreiras


Lembram-se do convite que fizemos na sexta-feira passada, 11 de março, para a reunião inaugural da Pastoral da Diversidade em São Paulo?

Pois bem, é com muito orgulho que reproduzimos abaixo a nota publicada no dia seguinte ao evento no blog de Douglas Drumond. Os grifos são nossos. :-)

A fé católica supera barreiras e gays e lésbicas descobriram como praticar os princípios cristãos longe dos julgamentos impostos pela Santa Sé.

Na noite de terça-feira, 15 de março, um grupo de gays e lésbicas cristãos deu o primeiro passo para a construção de uma Pastoral da Diversidade com objetivo de discutir o conflito entre sexualidade e Igreja e, ainda, atuar no apoio social a minorias sexuais.

A culpa, um dos maiores conflitos que persegue as identidades sexuais variantes, foi colocada por terra com um argumento do Padre James Alison, coordenador do grupo: “O pecado é tudo aquilo que pode ser perdoado”. Com isso, "às favas com a culpa e o pecado. Deus é amor. E gays e lésbicas sabem amar.

As escrituras sagradas devem passar por uma leitura moderna. Não há nada contra a homossexualidade na Bíblia. Até porque a palavra ‘homossexual’ só surge na segunda metade do século 19 e as realidades referidas nos textos são de culturas muito diversas. Portanto nada dizem a respeito de relações amorosas entre iguais."

Segundo Padre James*, só chegam a ser evidentes a presença de pessoas “heterossexuais” ou “homossexuais” a partir do século 18 na medida em que saímos de culturas com uma marcante divisão de vida entre os sexos.

Ao fim da reunião, uma missa com direito a graças e a comunhão, foi realizada ao lado do jardim do Casarão Brasil, uma organização não governamental que atua como incubadora de projetos sociais, em São Paulo.

Mais informações (11) 3171.3739 ou pelo e-mail: contato@casaraobrasil.com.br


* * *

Atualização em 28/3/2011:
Datas das próximas reuniões: 29/3 e 19/4.

_______________
*James Alison é autor do livro "Fé além do ressentimento: fragmentos católicos em voz gay" (Editora É Realizações, 2010). Fica a dica. ;-)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...