domingo, 27 de março de 2011

Beijar a alegria em pleno vôo


A vida é infinita e maravilhosamente variada, e só há uma atitude fundamental que nos permite desfrutar de tudo isso ao máximo — o desapego. Mas isso é tão difícil de acreditar e praticar porque sentimos primeiramente como se estivéssemos perdendo uma coisa que amamos muito e também o tempo para desfrutá-la de forma permanente.

O problema está na ilusão de permanência. Primeiro, imaginamos que o que desejamos é permanente. Aí  cometemos um grande erro, ao querermos possuir permanentemente o  impermanente - o que nos aliena da realidade do que desejamos, substituindo a coisa desejada por uma imagem de sonho, que faz com que  aumentem os níveis de sofrimento, até que finalmente tudo se dissolva como a nuvem de vapor que realmente é. Sentimos então que perdemos o que queríamos. Choramos e lamentamos, embora tenhamos perdido apenas uma imagem que víamos como tendo permanência, quando nada no universo o tem. "Aqui não temos nenhuma cidade permanente", diz São Paulo.

A perda é em si uma espécie de ilusão - dolorosa, porque a ilusão certamente tem o poder de causar dor.  É difícil se acreditar na natureza ilusória, mesmo da perda . No entanto, diante dos fatos, fica evidente que o que estamos perdendo é o nosso apego a algo ou alguém. E não a coisa ou  a pessoa em si. Isso pode ser sentido como arrancar algo pela raiz, de forma cruel e violenta. Recuperar-se da perda — sempre uma espécie de morte — leva tempo e pode até ocupar grande espaço na nossa vida, até que a verdade óbvia finalmente desponte como um insight da realidade. Durante esses dias de afastamento estamos nos preparando para os três dias da Páscoa, durante a qual temos a oportunidade de compreender a real natureza da morte.

Confundir desapego com perda é a razão pela qual tememos a morte e repetimos os mesmos padrões  de erros em nossa vida. Tentar possuir o frescor e a beleza do momento presente é como tentar dar vida à uma estátua ou imagem. Como disse William Blake, temos que aprender a 
beijar a alegria em pleno vôo / viver no amanhecer da eternidade. Os quarenta dias da Quaresma são dedicados à compreensão disso em nossa experiência diária.

- Laurence Freeman OSB
Publicado originalmente no site da Comunidade Mundial de Meditação Cristã no Brasil. Grifos nossos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...