quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os cristãos e o seguimento de Cristo


A propósito do Evangelho do último domingo (3º Domingo do Tempo Comum, Mt 4, 12-23), o teólogo basco Jose Antonio Pagola tece algumas considerações sobre o que significa ser cristão e seguir Cristo.
Artigo publicado originalmente no Eclesalia, e reproduzido via Amai-vos.


Quando Jesus soube que o Batista tinha sido preso, abandonou a sua aldeia de Nazaré e foi para as margens do lago da Galiléia iniciar a sua missão. A sua primeira afirmação não tem nada espetacular. Não realiza um milagre. Simplesmente chama alguns pescadores que respondem imediatamente à sua voz: "Sigam-me."

Assim começa o movimento de seguidores de Jesus. Aqui está o germe humilde do que um dia será a sua Igreja. Aqui é manifestada pela primeira vez a relação que deve se manter sempre viva entre Jesus e aqueles que acreditam nele. O cristianismo é, acima de tudo, o seguimento de Jesus Cristo.

Isto significa que a fé cristã não é apenas a adesão doutrinária, mas a conduta e a vida marcada pela nossa vinculação com Jesus. Acreditar em Jesus Cristo é viver o seu estilo de vida, animados pelo seu Espírito, colaborando em seu projeto do Reino de Deus e carregando a sua cruz para compartilhar a sua ressurreição.

A nossa tentação é sempre querer ser cristãos sem seguir Jesus, reduzindo a nossa fé a uma afirmação dogmática ou a um culto a Jesus como Senhor e Filho de Deus. No entanto, o critério para verificar se cremos em Jesus como o Filho encarnado de Deus é só verificar se o seguimos.

A adesão a Jesus não é apenas admirá-lo como homem ou adorá-lo como Deus. Quem o admira ou o adora, ficando pessoalmente fora, sem descobrir Nele a exigência para lhe seguir de perto, não vive a fé cristã de maneira integral. Somente aquele que segue Jesus se coloca na verdadeira perspectiva para compreender e viver autenticamente a experiência cristã.

No cristianismo hoje vivemos em uma situação paradoxal. Pertencem à Igreja não apenas aqueles que seguem ou tentam seguir Jesus, mas também aqueles que não se preocupam em absoluto de caminhar trás os seus passos. Basta ser batizado e não quebrar a comunhão com a instituição para pertencer oficialmente à Igreja de Jesus, mesmo sem jamais ter se proposto o seu seguimento.

A primeira coisa que devemos escutar de Jesus nesta Igreja é o seu convite a segui-lo sem reservas, libertando-nos das ataduras, covardias e desvios que nos impedem de caminhar atrás dele. Estes tempos de crise podem ser a melhor oportunidade para corrigir o cristianismo e mover a Igreja na direção de Jesus.

Devemos aprender a viver nas nossas comunidades e grupos cristãos de forma dinâmica, com os olhos fixos Nele, seguindo os seus passos e colaborando com Ele na humanização da vida. Iremos curtir a nossa Fé de uma nova maneira.


(Eclesalia Informativo autoriza e recomenda a divulgação dos seus artigos, desde que indicada a sua procedência.)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...