quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

...E por falar em "It Gets Better"


E por falar em defesa da igualdade e na campanha "It Gets Better", que tanto deu o que falar alguns meses atrás por conta da participação de um vídeo da Pixar, o Tony, do blog Tony Goes, comentou há alguns dias que a versão brasileira da campanha está quase pronta para sair do forno - embora nos comentários do post a informação tenha sido atualizada: o vídeo ainda levará pouco mais de um mês para ser finalizado.

Tudo começou no final de novembro, quando a agência digital Grïngo decidiu criar uma adaptação verde-e-amarela do projeto americano. Como disse o próprio Tony na época, divulgando a ideia e convocando voluntários a participar do vídeo,

"Não se trata de uma simples tradução: afinal, os casos de suicídio de gays adolescentes provocados por bullying ainda são raros por aqui, ou pelo menos abafados. Mas é importante que essa garotada espalhada Brasil afora, muitas vezes isolada em rincões do interior, saiba que não tem nada de errado com ela. Que ser homossexual é mais do que normal - é absolutamente fabuloso. (...) A imensa maioria dos brasileiros ainda acha que bichas, lésbicas e trans são seres de outro planeta, ou que estamos condenados a uma vida de sofrimento e a uma eternidade no inferno. É só mostrando a cara (e, muitas vezes, dando-a a tapa) que vamos conseguir melhorar alguma coisa. Quem se candidata?"

No convite aberto feito pela agência em seu blog, o objetivo expresso é mostrar que ser gay é normal - “normal” é ser você mesmo, ter idéias, saber onde você se encontra na sua vida, ter consciência do que passou e ter uma relação com a vida que é otimista, entusiasmada, feliz ou triste, mas real - e que quem está se descobrindo gay saiba que não está sozinho, que tem alguém que já passou pela mesma coisa e que venceu.

Que você, adolescente assustado com o que pode vir a acontecer, veja que nada de terrível realmente acontece. Que sua vida continua, que tudo na verdade melhora. Que você vai arranjar um emprego, namorar, amar, sofrer, ser acolhido num ambiente que te ama, e ter uma vida NORMAL. Que gays são iguais a todos, são ricos, pobres, feios, bonitos, têm empregos chatos, incríveis, rodam o mundo, rodam o bairro.

A proposta é digna de todo o aplauso e da mais ampla divulgação - que é exatamente o objetivo dos caras: criar outro vídeo viral. Estamos atentos para postar o vídeo aqui no blog assim que for publicado, e contribuir para concretizar essa meta.  ;-)

* * *

Atualização às 12h04:
Como muito bem lembrou o Rodolfo nos comentários, entre as diversas iniciativas que podem ser encontradas na web de pessoas comuns "simplesmente falando da normalidade e da diversidade do 'ser gay'", a que segue abaixo, bastante bem feita e bem-humorada, é digna de nota. Espero que gostem. :-)


* * *

Atualização em 23/04/11:
...E finalmente sairá a versão brasileira! Você encontra o trailer e uma entrevista com o diretor aqui.
_______________
...e obrigada ao queridíssimo Rafa pela dica. ;-)

7 comentários:

Rodolfo Viana disse...

Há iniciativas na rede muito legais, veja:
http://www.youtube.com/watch?v=vgT6jOExFjk

Não sei de onde esse vídeo saiu, mas acho ótimo a ideia de pessoas comuns simplesmente falando da normalidade e da diversidade do "ser gay".

Quanto ao post...é bem dificil mensurar se há ou não suicidios no brasil pela questão da orientação sexual.
Afinal, nem todos deixam uma carta explicando os reais motivos.

A questão é que o indivíduo é tão coagido em ambientes que não há diversidades de ideias, como citado acima em cidades do interior, que parece ter uma única escolha...já que adequar-se é "impossível".

E é aí q no caso do nosso pais a igreja tem um papel importantíssimo, pois se Ela, principalmente fora dos grandes centros, nao fomentar a pluralidade de ideias e do real amor incondicional de Deus por aqueles q não tem um padrão de vida hegemônico.

Rafa disse...

Esta campanha norte-americana é incrível! Estou doido pra ver a versão nacional. E a construção de uma aceitação social das pessoas LGBT's caminha assim mesmo: com os corajosos que dão a cara à tapa, as vezes, infelizmente, de forma literal, que Deus os/as abençõe!

P.S. Adorei ser citado..rs

Equipe Diversidade Católica disse...

Vcs conhecem o site do projeto? http://www.itgetsbetter.org/ Os visitantes podem postar seus próprios depoimentos em vídeo. A maioria é em inglês, mas vale a visita. :-)

Fábio disse...

Muito legal o vídeo! E como cai bem a imagem desse post, do Rune Guneriussen. Trilhamos um caminho, juntos, de Luz. Vamos iluminando o trajeto tortuoso e escuro. E "it gets better", fica melhor, pq a Luz não é artificial, vem do Outro, Além.

(Madonna agitou essa realidade ao cantar http://www.youtube.com/watch?v=NMiiwY5qpeo)

Anônimo disse...

1º - Segue a Bíblia quem quer ser cristão ou judeu, ninguém é obrigado a seguir religião nenhuma. Criar situações e imaginar que os textos DE FREI BETO, QUE ESTA ABAIXO DE DEUS, se tratavam de homossexuais é pura ignorância. Existem quatro vezes mais textos CONDENANDO O ATO SEXUAL HOMOSSEXUAL. Ou seja, DEVEMOS AMAR ATÉ OS NOSSOS INIMIGOS mas alerta-los que a prática e condenada por Deus. Disse Jesus a prostituta, ..."nem eu de condeno, VÁ E NÃO PEQUES MAIS"... Tem muita religião por aí, escolham outra é muito simples.
2º - O extranho é que APROVAM A “despenalização universal da homossexualidade”, MAS OS GAYS QUEREM AGORA CRIMINALIZAR A HOMOFOBIA, que curioso, é o caso da PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS. A lei PLC 122 é contra a constituição brasileira, contra a liberdade e cria SUPER CIDADÃOS. Já existe lei contra agressões a qualquer cidadão, com a desculpa de proteger gays, querem CRIAR UMA MORDAÇA, uma DIDATURA, onde somente os gays terão voz.
3º - Sou CONTRA A PLC122 com os textos que estão. TODOS SÃO LIVRES PARA PENSAR E PARA SE MANIFESTAR. A decisão do supremo (STF) para liberação da passeada DA MACONHA, fica claro, que a tal lei da MORDAÇA GAY não vai dar certo, se passar todo mundo vai poder protestar nas ruas, etc.
4º - SÓ NO BRASIL acontece isso, mais uma lei absurda que vai ser ridicularizada - TEMOS QUE EDUCAR, E NÃO CRIMINALIZAR. As pessoas tem que desabafar e dizer o que pensam sim, OS GAYS USAM A DEMOCRACIA PARA CRIAR UMA DIDATURA, um absurdo. QUAL O PONTO QUE O CIDADÃO VAI SER CONSIDERADO HOMOFÓBICO? Este é o ponto, em dizer apenas estas palavras já seria considerado homofóbico? Já estão perseguindo a Miriam Rios, antes mesmo da lei ser aprovada. Gays se acham uma classe iluminada, acima de qualquer suspeita, não é isso que vemos nos presídios. O ato homossexual é da era antiga, onde não se havia respeito por ninguém. Os maiores ditadores eram gays: RICARDO CORAÇÃO DE LEÃO, NERO e RITHER, eram gays e ninguém fala disso. Gay é uma pessoa como outra qualquer, alguns com atitudes e roupas muito diferentes, já considerados doentes mentais hoje não mais, mas daí a dizer que são todos honestos e acima do bem e do mal é ridículo.

O que as autoridades tem que fazer e não fazem é prender os agressores covardes que batem e matam não só gays, mas também, empregadas domésticas, mendigos, pobres, trabalhadores, negros, etc. QUALQUER UM. Mas a lei vai ser só para os BONITINHOS. Alguém me agride daí vou a delegacia faço os tramites legais e o agressor fica solto, MAS, SE ME DECLARAR GAY, o carinha vai ser preso sem fiança, e vai aguardar somente a pena de 2 a quatro anos de cadeia. CIDADÃOS PRIVILEGIADOS HEEMMMM.

Anônimo disse...

Gastaram quase 20 milhões na campanha gay, enquanto crianças estudam em tendas e até chiqueiros. O nosso país é uma merda, com gente morrendo nos hospitais. O pobre não tem saúde, educação, cultura, justiça, etc. E ficam aí querendo mostrar ao mundo uma coisa que não somos. A passeada gay abusou da igreja católica, que não liga pois a maior parte dos padres são gays.
"Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, herdarão o reino dos céus (I Coríntios 6 : 9)"
Existe a lei do homem QUE VOCÊS QUEREM CRIAR MAIS UMA. EXISTE A LEI DE DEUS, e ELE não vai mudar. Discordo que o gay já nasce gay, PERCORRAM IGREJAS, PRINCIPALMENTE EVANGÉLIAS, a ADUD no Jardim Edem por exemplo. Quantos ex-gays estão lá.
Tenho um amigo que era gay, aos 32 anos ele foi para a igreja Maranata e mudou completamente. OS CRENTES, BÍBLIAS, PROTESTANTES, seja lá como vocês os chamam, tem MUITO AMOR POR TODOS, e o AMOR LIBERTA. Ele á tem 54 anos, casado, com vários filhos, já é até avô. IGNOREM ISSO TUDO, IGNOREM, CONTINUEM FAZENDO O QUE VOCÊS FAZEM, MAIS FIQUEM SABENDO QUE LÁ NO FUNDO, AQUELA VOZ DA DÚVIDA, É A VOZ DE DEUS. Existe sempre um retorno, SE A BÍBLIA ESTIVER ERRADA, PARABÉNS PARA VOCÊS, SE ESTIVER CERTA, LAMENTO, MAS A ETERNIDADE DO OUTRO LADO VAI SER MEIO QUENTE E TERRÍVEL. Eu não posso decidir por ninguém, MAS ACHO QUE É CADA UM COM SEU CADA UM. LIBERDADE PARA TODOS E NÃO SOMENTE PARA GAYS.
Chega de tanta propaganda na TV, tanta forçação de barra, chega de tanta viadagem. Nas novelas não aparecem católicos, crentes, que são cidadãos que existem em qualquer lugar, menos nas novelas, principalmente da globo, quando aparecem são vilões. PERSEGUIÇÃO CLARA SIM, é o que estão fazendo. Juntaram os homossexuais políticos, junto com os do judiciário e estão forçando a barra. Aqui no Rio falam da PAZ que agora com as UPPs o Rio esta em Paz, MENTIRA, A BALA ESTA COMENDO, moramos numa merda de país, são mais de 45 mil assassinatos registrados em cartórios todos os anos, e mais de 50 mil desaparecidos todos os anos em todo território nacional.
CADE A LEI QUE PROTEJE AS MULHERES, SÃO MAIS DE 20 ESTUPROS POR DIA SÓ AQUI NO RIO.

PRIVILÉGIO NÃO, LIBERDADE SIM, DIREITO DE DIZER SOU CONTRA, LIBERDADE É PARA TODOS.
juvenal.neto@ibge.gov.br

Equipe Diversidade Católica disse...

Prezado Jorge,

Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer o seu contato, pois temos a consciência de que esse diálogo é importante para melhor compreensão de nossa proposta.

O Diversidade Católica se posiciona absolutamente a favor da mensagem de Cristo, sem admitir qualquer espécie de concepção pervertida ou luxuriosa. O grupo surgiu da reunião de algumas pessoas, tanto homo quanto heterossexuais, que vivenciaram, através de amigos e familiares, a dor profunda do preconceito, da falta de caridade e da falta de informação.

De fato, acreditamos que a mensagem da palavra de Cristo é a mesma para todos os filhos de Deus, que a devem seguir com fé e humildade. Por isso, o que nos move é a compaixão por aqueles que se sentem perdidos diante de uma identidade sexual que jamais escolheram enquanto são rejeitados pela mesma comunidade católica que abraçaram por uma opção de fé e necessidade da alma.

Sabemos que a Bíblia possui alguns versículos que, em uma leitura fundamentalista e descontextualizada, poderiam servir de munição em favor do preconceito e da discriminação. Para melhor abordagem desta temática, sugerimos a leitura atenta dos diversos textos disponibilizados em nosso portal. Para isso, sugerimos que se mantenha o coração aberto a novas idéias e perspectivas, pois do contrário esse diálogo torna-se absolutamente vazio, restando apenas ofensas e ataques que não nos levam a lugar nenhum.

Confiamos que, se você chegou até aqui e teve o desejo de se comunicar, com certeza é porque está disposto a ouvir as razões que nos movem. Qualquer atitude diferente dessa seria, no mínimo, anti-cristã.

O que o Diversidade Católica busca é mostrar que verdadeiros seguidores de Cristo vivem exclusivamente pelo Amor ao Próximo, pois compreendem em profundidade que “quem ama seu irmão permanece na luz e não se expõe a tropeçar” (1Jo 2, 10).

Não queremos convencer ninguém de nada. Não queremos induzir ninguém a mudar seu estilo de vida. Queremos apenas, e tão somente apenas, oferecer a nossos irmãos o mesmo carinho, afeto e compreensão que recebemos, por graça, diretamente do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria.

Se nos consideramos Povo de Deus, devemos agir como nos foi ordenado, nada mais do que isso.

Mais uma vez, obrigado pela visita e estamos sempre abertos ao dialogo produtivo e plural para nossa sociedade.

Caso queira dialogar, recomendamos a leitura:

http://www.diversidadecatolica.com.br/perguntas_frequentes.php

Fique sempre com Deus e com o Amor de Maria.

Equipe Diversidade Católica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...