sábado, 22 de janeiro de 2011

As cores de cada um


O Gay Men's Chorus of Los Angeles surgiu no final da década de 70, em pleno boom do movimento pelos direitos civis dos gays nos EUA, com o compromisso de promover a transformação social através da música.
Em dezembro de 2010, realizaram, na Immanuel Presbyterian Church, uma apresentação em tributo aos jovens que cometeram suicídio devido ao assédio que sofriam por serem gays.*

Assim como o vídeo da Pixar que postamos aqui em novembro, a apresentação faz parte do projeto It Gets Better (algo como "Vai Melhorar"), que procura mostrar a adolescentes e jovens gays atormentados pelo bullying a felicidade que podem encontrar em suas vidas para além das agressões de que são vítimas.

A música escolhida, True Colors, lançada originalmente por Cindy Lauper em 1986, tornou-se um ícone da militância gay americana e deu o título da turnê realizada pela cantora e outros artistas em 2007 em benefício da Human Rights Campaign, campanha pela promoção da igualdade de direitos dos gays.

Um fim de semana de muitas e verdadeiras cores para todos. :-)

*Fonte: Blog Entre Nós

4 comentários:

Rodolfo Viana disse...

It Gets Betters, é incrível!
E as ideias vão surgindo...
Já pensou uma versão tropical...humm!

Fica a dica!

(O) Cris disse...

Antes de mais nada vale ressaltar uma coisa muito importante!

As principais organizações mundiais de saúde, incluindo muitas de psicologia, não mais consideram a homossexualidade uma doença, distúrbio ou perversão. Desde 1973 a homossexualidade deixou de ser classificada como tal pela Associação Americana de Psiquiatria. Em 1975 a Associação Americana de Psicologia adotou o mesmo procedimento, deixando de considerar a homossexualidade uma doença.No Brasil, em 1985, o Conselho Federal de Psicologia deixou de considerar a homossexualidade um desvio sexual e, em 1999, estabeleceu regras para a atuação dos psicólogos em relação às questões de orientação sexual, declarando que "a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão" e que os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e/ou cura da homossexualidade. No dia 17 de maio de 1990, a Assembleia-geral da Organização Mundial de Saúde (sigla OMS) retirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais, a Classificação Internacional de Doenças (sigla CID). Por fim, em 1991, a Anistia Internacional passou a considerar a discriminação contra homossexuais uma violação aos direitos humanos.

Então para que se fique bem claro, o sufixo ismo, que denota doença, deve ser abolido nesta questão. É homossexualidade e não homossexualismo. Resolvido esse importante detalhe para início de conversa???

Pois bem, continuando, não há uma NECESSIDADE de ajudar as pessoas, mas sim de mostrar a qualquer um, homossexual, heterossexual, bissexual, transexual ou hermafrodita que somos uma VIDA!

Buscar a Deus não tem nada a ver com minha conduta sexual! Quando se busca a Deus, se procura por paz, se procura uma evolução espiritual, e consequentemente, uma pessoa melhor. O que isso tem a ver se eu beijo homem ou mulher? Minha conduta sexual decreta o meu caráter??? Se você que está lendo acredita nisso então pode parar de ler AGORA!

Desafio a você pegar o Catecismo da Igreja Católica e relatar onde está escrito que homossexualidade é PECADO??

Fundamentalismo bíblico nos torna ignorantes religiosos! A Bíblia diz "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação." (Levítico 18,22). Certo... Então o que dizer sobre: "Se um homem vender sua filha para ser escrava, esta não lhe sairá como saem os escravos." (Exôdo 21,7). Qual seria o preço se minha filha por doutora e poliglota fluente em 4 linguas?
E sobre: "Trabalhareis seis dias, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso solene ao SENHOR; quem nele trabalhar morrerá." (Êxodo 35,2). Será que os shoppings vão fechar ao sábado ou teremos um genocídio comercial?
E "Também o porco, porque tem unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo; da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver. Estes vos serão imundos." (Levítico 11,7-8). Então os açougueiros são amaldiçoados? Os trabalhadores de frigoríficos? Será que eles se tornam puros se usarem luvas?
Cuidado para não usar a Bíblia apenas por conveniência!!!

Deus permite mudanças em nossas vidas, sim! Mas não em nossa naturalidade! Ser homossexual é natural!! Por isso tenho convicção que ele não quer que eu mude o que sou. Realmente ser gay não é a minha única e nem a melhor escolha. Sabe por que? Não se trata de escolha, se trata de ser o que você é em sua essência!

E não se preocupe! Este blog tem muitos posts sobre Deus e oração, inclusive para nos ajudar a estar em constante oração pelos cristãos que não respeitam os homossexuais, assim como os cristãos da Idade Média faziam com as bruxas e os da Idade Moderna faziam com os negros.

Somos um canal para que as pessoas se aceitem como elas são e de oração para que todo fundamentalismo religioso seja abolido de mentes tão cheias de leis e regras e tão vazias de amor e fraternidade.

Fica a dica!
Paz do seu irmão católico gay que te ama como amo a mim mesmo!

Rodolfo Viana disse...

Oi Allan,

Chamou-me atenção a maneira como vc resolveu nos expor sua colocação de forma aparentemente “não agressiva”. Com frequencia pessoas que partilham do mesmo ponto de vista que você sentem-se “ofendidas” pelo simples fato de existirmos.

Tenho que pra mim se você se colocou desta forma, afirmando que Jesus é seu Senhor é pq tanto eu, como você, somos Cristãos. Logo, penso que antes de qualquer colocação “em tudo a caridade”, ou seja, o amor.

Sua questão “Tah, mas ser gay não é bom...” foi fonte de muito sofrimento e angustia pra mim...pq por um dado momento de minha vida, ela era uma verdade.. Então, assim como você colocou, pedia que Deus em seu inesgotável amor e fonte de graça que curasse, me fizesse bom.

É, Deus me curou.

Curou primeiro meu ponto de vista sobre mim e a maneira como eu encarava o ponto de vista imposto a mim. Quando sofremos e nos angustiamos, nossa visão se turva um pouco pro óbvio. E o óbvio é – como um Deus tão amoroso irá conceber a mim algo “não bom” ou seja, ruim? Não precisa ser teólogo, ou do alto clero da Igreja pra responder que Deus seria no mínimo esquizofrênico pra sendo fonte de bondade criar o mal, uma vez que ele mesmo me criou. Ou seja, é impossível um Deus que é amor criar o ruim, o mal. Se fui criado por ele independe de ser homossexual, ou heterossexual é porque essencialmente sou bom.

A fonte de graça que tenho é tanta que hoje agradeço a Deus pela minha orientação sexual, peço perdão a papai do céu pelas vezes que em que não compreendi que este sou eu mesmo e que Ele nada deveria mudar, sabe Allan. Sou grato a Deus por ser Gay...e se Deus me perguntasse como eu gostaria de nascer de novo, eu pediria – “Você que sabe! Mas, me manda com aquela sensação de que sou incondicionalmente amado!”

Em minha consciência, lá no intimo dela nada me acusa. Nela eu sou absoluto, pois lá repousa a minha paz.
Penso que há muitas e muitas formas de esclarecer alguns pontos seus aqui mesmo no blog. Talvez a historia de cada um seja a forma mais rica.

Rodolfo Viana

Equipe Diversidade Católica disse...

Querido Allan,

Em primeiro lugar, muito obrigado pelo seu comentário, que nos serviu de oportunidade para riquíssimas reflexões.

Gostaríamos, porém, de esclarecer um ponto muito importante: o vídeo de que trata este post faz parte de uma campanha feita para gays que são vítimas de intensa violência física e/ou psicológica e, por isso, encontram-se em alto risco de suicídio. Eles precisam ser ajudados porque estão em profundo sofrimento, não por sua orientação homossexual, e sim em virtude da violência que sofrem por serem gays - violência que começa, em seu nível mais básico, pela negação de que eles podem ser quem são.

Ser gay, Allan, não é uma escolha - por isso não gostamos da expressão "opção sexual", que nada tem de verdadeira. Ninguém "escolheria" ser gay num mundo em que ainda somos alvo de tanta opressão e violência. Nós somos gays, Allan, do mesmo modo como algumas pessoas são canhotas: não é a maioria, mas nada tem de "errado". Em outras palavras, é atípico, mas não é anômalo.

E, assim como ninguém é melhor nem pior do que ninguém só por ser canhoto ou destro, também não dá para dizer que ser gay é, em si, motivo para alguém ser pior ou melhor do que ninguém. Assim como ninguém é necessariamente íntegro, honesto, ético e tem uma vida afetiva e sexual sadia só por ser heterossexual.

Do mesmo modo, os canhotos já foram muito perseguidos e humilhados e já foram vítimas de muita violência por serem canhotos. Muitos queimaram nas fogueiras da Inquisição, julgados como bruxos por serem canhotos. Mas isso mudou. Acreditamos que, no caso dos gays, vão mudar também as concepções que ainda predominam em nossa sociedade, segundo as quais há algo de inerentemente errado em ser gay. Já estão mudando, inclusive entre os cristãos, e inclusive dentro da Igreja Católica: não são poucos os leigos e religiosos católicos que já compreendem que a homossexualidade é apenas uma outra maneira de viver sua vida afetiva e sexual. Veja, por exemplo, nosso post de hoje, "Saber ler a Bíblia", para ver o que diz um padre a esse respeito - mas esse é apenas UM exemplo.

Fomos criados assim - como os canhotos. E temos a certeza de que não faz parte do plano do Pai Amoroso que nos criou assim que reneguemos Sua obra em nós.

Por fim, Allan, não pretendemos de modo algum aqui fazer "apologia do homossexualismo" porque, primeiro, não se trata de defender algo como um estilo de vida que as pessoas "escolhem" levar. O que o Diversidade Católica defende, em coerência com a consciência de cada um de seus membros, é que é possível ser gay e católico, e não há nada de inconciliável entre essas duas identidades. Da mesma maneira como pode-se ser jovem e católico, canhoto e católico, negro e católico, arquiteto e católico, estudante e católico, pai e católico, irmão e católico, e tantas outras identidades e lugares que ocupamos em nossas vidas e que, combinados, fazem de cada um de nós os seres humanos ricos e belos e únicos que somos.

Um fraterno e caloroso abraço, e que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre com você.

:-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...